×

Penedo

Áudio: INSS vai pagar diferença para aposentados de forma parcelada

Aposentados que recebem benefício da Previdência Social acima de um salário mínimo ganharam na justiça a restituição de valores, conquista que tem gerado muitas dúvidas. Para esclarecer a situação, a Rádio Penedo FM entrevistou Raimundo Santos, funcionário da agência do INSS situada na cidade ribeirinha.

“Inicialmente a ideia do governo e ele está divulgando isso, inclusive pra gente nos expedientes internos, é que se pretende pagar até R$ 6 mil até outubro, com a perspectiva de ir se pagando a cada seis meses. A ideia anterior era parcelar em até 60 meses”, explicou de início o servidor sobre a redução do prazo que teria sido motivada por pressão de entidades representativa dos aposentados e também por interesses político, de parlamentares e do próprio Ministério.

Raimundo Santos ressaltou que a reposição do pagamento será destinada apenas para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo e que tenham formalizado o pedido do benefício no período compreendido de 05 de abril de 1991 a 01 de janeiro de 2004.

“Quem recebe salário mínimo não tem diferença a receber”, frisou o entrevistado, acrescentado ainda que nem todas as pessoas que se fizeram o requerimento da aposentadoria no prazo informado irão receber restituição.

“A Previdência Social enviará até a primeira quinzena de agosto correspondência para as pessoas que terão direito à essas diferenças”, afirmou o servidor. As pessoas que não receberem a correspondência, podem tirar a dúvida se tem direito à restituição checando a lista que estará disponível na agência do INSS em Penedo. Além do pagamento da diferença em parcelas, o valor do benefício será corrigido a quem de direito, a partir de setembro.