×

Penedo

Áudio: Informações falsas cancelam cartão do Bolsa Família

Douglas Santos explicou o motivo do bloqueio do Bolsa Família em Penedo

O governo federal reuniu todas as informações declaradas por beneficiários de programas desenvolvidos pela União em parceria com Estados e Municípios. O cruzamento de dados no chamado Cadastro Único identifica quem prestou informações falsas, o que tem gerado cancelamento do benefício, conforme explicou o coordenador do Bolsa Família em Penedo, Douglas Antônio dos Santos à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

“O governo federal criou esse programa justamente para ter um apanhado geral do que está acontecendo no país, vários programas são atendidos pelo cadastro único, o PETI, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, programas para idosos, para deficientes. Todos esses programas utilizam o cadastro único”, explicou Douglas Santos sobre o arquivo de informações que permite a identificação do perfil sócio-econômico de cada beneficiado.

Omissão de dados

A omissão da renda real do beneficiário do Bolsa Família – destinado para quem sobrevive com renda per capita familiar de até R$ 140 – tem sido descoberta através das informações verdadeiras, declaradas pelo próprio beneficiário que tenta assegurar uma casa no Minha Casa Minha Vida. Ao se cadastrar no programa de habitação popular que em Penedo vai entregar 495 unidades em agosto, o cruzamento de dados gera o bloqueio do Bolsa Família porque o sistema identifica que aquela pessoas não se enquadra mais no perfil dos que devem ser atendidos pelo programa de distribuição de renda.

“Numa sala, para ter direito a um benefício, as pessoas dizem que tem um perfil. Em outra sala, as pessoas já tem dizem que tem outro perfil para ter direito a outro benefício”, resumiu Douglas Santos sobre as declarações que terminam por gerar o bloqueio do Bolsa Família das pessoas que ainda culpam o coordenador do programa em Penedo pelo ato de má fé que elas próprias cometeram.

“Eu não bloqueio nada, nós apenas atualizamos o cadastro e enviamos para o mesmo, todas essas informações ficam no cadastro”, acrescentou Douglas sobre a nova versão do sistema, mais ágil e capaz de cancelar o benefício em 24 horas. Em Penedo, 44 pessoas perderam o Bolsa Família por conta das informações, já substituídas por quem realmente é de baixa renda. Para denunciar supostas irregularidades, com sigilo do informante assegurado, basta telefonar para 3551-2451.