×

Penedo

Áudio: Ifal repassou toneladas de alimentos ao Lar de Nazaré

Lar de Nazaré recebeu mais de duas toneladas de alimentos da campanha de arrecadação

A direção do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) afirma que o Lar de Nazaré recebeu quase duas toneladas de alimentos e cerca de dois mil itens de material de limpeza e de higiene, produtos arrecadados por alunos durante a 1ª Semana do Estudante do Ifal Penedo.

A quantidade foi divulgada pela professora Nina Kátia, que também é coordenadora de Apoio ao Ensino, durante entrevista veiculada na Rádio Penedo FM (97, 3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta quarta-feira, 24, um dia após a diretora do Lar de Nazaré, Solange Raposo, criticar a instituição na emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco (confira notícia relacionada).

Solange questionou o uso do nome do orfanato que depende de doações e atualmente acolhe 25 meninas e adolescentes durante a campanha de arrecadação que teria sido feita para atender o Lar de Nazaré, conforme dito inclusive por alunos durante entrevista na Penedo FM durante o período de pedido de doações que foram distribuídas para mais três instituições.

Como o regulamento da campanha previa a entrega para o Lar de Nazaré e outras entidades, o desentendimento foi gerado pela condução durante a arrecadação. Solange Raposo questionou ainda a sua ausência e da imprensa durante a distribuição dos produtos doados por pessoas físicas e empresas.

Números expressivos

Além da quantidade repassada ao Lar de Nazaré, resultado do trabalho feito por alunos do período matutino (duas toneladas e 53 quilos de alimentos e 1.974 mil itens de produtos de limpeza), a diretora disse ainda que os estudantes da tarde conseguiram arrecadar 1.335 quilos de alimentos e dez mil e trezentos itens de limpeza e higiene.

“Os alunos compreenderam que o objetivo era ajudar as pessoas mais prejudicadas, não mediram esforços para isso. Conforme consta no nosso regulamento, o Lar de Nazaré seria um dos beneficiados pela arrecadação, nós consultamos a ‘dona’ Solange acerca da quantidade que atenderia até dezembro as suas necessidades para a gente basear na hora da contagem o que seria viável e para quem mais a gente poderia doar”, declarou a professora depois de falar sobre as demais atividades realizadas na gincana.

A professora Nina Kátia ressaltou ainda que a distribuição para as outras instituições (Lar São José, Casa Bom Samaritano e Projeto Resnacer) foram definidas conforme a quantidade arrecadada, de acordo com o regulamento. Os representantes dessas entidades, todas sediadas em Penedo, assinaram o termo de doação assim que receberam os donativos, documento que não foi assinado pela direção do Lar de Nazaré, conforme declarou a entrevistada.