×

Penedo

Áudio: Ifal anuncia novos cursos para Campus Penedo

Diretora do Ifal Penedo fez os anúncios na Penedo FM

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo está prestes a deixar o Lar de Nazaré para começar a funcionar em sua sede própria, mudança prevista para acontecer no início do mês que se aproxima. A transferência será acompanhada da oferta de mais cursos, conforme anunciado pela diretora geral do Campus Ifal Penedo, professora Osineide Cavalcante Silva durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

Além dos cursos de nível médio para técnicos em Meio Ambiente e Açúcar e Álcool disponíveis em Penedo, com inscrições para processo seletivo para as próximas turmas abertas a partir de 05 de setembro, o Ifal passará a oferecer dois cursos de nível superior, ambos licenciaturas, a partir de abril de 2012. Também no próximo ano, cursos de curta duração, com cerca de três meses de aulas, passarão a ser ofertados de acordo com o interesse da população por cada área disponível.

Capacitação para mulheres

Ainda para este ano, a diretora geral anunciou a capacitação para 100 mulheres em situação de vulnerabilidade social, esperando apenas que o governo federal defina qual curso será ofertado. “Nós vamos fazer um levantamento para identificar o público e essas mulheres receberão bolsa, fardamento, vale alimentação e vale transporte”, informou Osineide Cavalcante sobre a capacitação que pode acontecer na área de cozinha por meio do chamado Programa Mulheres Mil, direcionado para mulheres com idade a partir de 18 anos, escolaridade incompleta e baixa renda.

Cursos de curta duração

Sobre os cursos de curta duração, o planejamento para Penedo prevê as seguintes ofertas: mecânica e manutenção de máquinas industriais, monitor ambiental, monitor de recreação, montagem e manutenção de computadores, operador de computador, operador de sistema de irrigação, operador de tratamento de água e efluentes, operador de tratamento de resíduos sólidos, recepcionista de eventos, agente de informações turísticas, agricultor familiar, ajustador mecânico, auxiliar de manutenção predial, auxiliar de fiscalização ambiental, desenhista de construção civil e desenhista mecânico e alfabetização avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo.

Duas Licenciaturas

A ampliação de serviços da instituição de ensino alcança o nível superior, com Penedo contemplado com duas licenciaturas a partir de 2012. “Nós estamos oferecendo a partir de abril do próximo ano duas licenciaturas, Letras e Biologia, em convênio com a Ufal, com aulas no prédio do instituto durantes os finais de semana”, explicou Osineide Cavalcante, explicando que a escolha dos cursos é resultado de pesquisa do Ministério da Educação que detectou a necessidade desses profissionais da Educação para o Brasil.

A meta é atender as pessoas que trabalham durantes os dias úteis da semana e por questão de horário e também de condições financeiras, ficam impossibilitadas de ingressar em curso de nível superior. Da mesma forma que acontece na modalidade médio integrado, o acesso às licenciaturas será definida por meio de prova de seleção.

Cursos de Meio Ambiente e de Açúcar e Álcool

Para os que pretendem concluir o Ensino Médio em Penedo com uma profissão, as inscrições para o processo seletivo dos cursos Meio Ambiente e de Açúcar e Álcool estão abertas a partir de 05 de setembro, edital que será lançado na página do Ifal na internet. São 80 vagas para cada curso, distribuídas em 40 por turno (matunino e vespertino). Metade das vagas disponíveis é reservada para alunos de escolas públicas, ressaltou Osineide Cavalcante.

A diretora alerta que os estudantes concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental cujas famílias estão incluídas em programas sociais do governo federal são isentos da taxa de inscrição, desde que apresente no período de 05 a 09 de setembro a respectiva documentação, inclusive dos pais, no Campus Ifal Penedo para comprovar a condição de família beneficiada. A sede do instituto está situada no Loteamento São José, à margem da rodovia entre Penedo e Piaçabuçu, praticamente em frente à uma cerâmica.

Sede própria

De acordo com Osineide Cavalcante, dez salas de aulas do prédio do Ifal serão entregues no início do próximo mês. Com a sede funcionando, ainda que parcialmente, as turmas atuais e as próximas serão as primeiras em Alagoas a estudar na unidade construída em cada cidade polo para atender a demanda por Educação de qualidade.

Além de Penedo, a rede das antigas escolas técnicas federais está se instalando em Maragogi (Hospedagem e Agroecologia), São Miguel dos Campos (Segurança no Trabalho), Murici (Agroindústria e Agroecologia), Arapiraca (Eletroeletrônica e Informática), Piranhas (Agroindústria e Agroecologia) e Santana do Ipanema (Agropecuária). Somente Maceió, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro já contavam com cursos da instituição antes do processo de ampliação que já disponibilizou cursos nas demais cidades desde 2010.

Osineide Cavalcante lembrou que cerca de 30 alunos dos cursos técnicos do Campus Ifal Penedo recebem bolsa por desempenho nas disciplinas (monitoria), por inclusão em projetos de extensão e pesquisa e ainda para aqueles em condição de vulnerabilidade social, auxílio que varia de acordo com as necessidades da família do estudante.