×

Penedo

Áudio: Heloísa Helena é entrevistada na Penedo FM

Candidata ao Senado pelo PSOL, Heloísa Helena foi entrevistada na Penedo FM

A Rádio Penedo Fm (97,3 MHZ) abre espaço em sua programação jornalística para exposição de propostas de candidatos aos cargos eletivos das eleições que acontecem no próximo dia 03 de outubro. Nesta quinta-feira, 23, Heloísa Helena, atual vereadora do PSOL por Maceió e que tenta retornar ao Senado Federal, foi entrevistada por Martha Mártyres.

Professora da Ufal e ex-vice-prefeita da capital alagoana, a enfermeira Heloísa Helena também já ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa Estadual. Política atuante, reconhecida no cenário nacional, ela saudou a “generosidade democrática” da Penedo FM, referindo-se ao espaço aberto para o debate político. Questionada sobre quem é Heloísa Helena, ela falou de sua vida simples e das paixões por sua família e a Enfermagem. Mãe de três filhos, destacou a alegria de ser avó da pequena Júlia.

Orfã de pai quando tinha apenas um mês de vida, perda causada por um câncer que levou seu pai quando ele tinha apenas 32 anos de idade, Heloísa Helena ressaltou o esforço de sua mãe para criar os filhos sozinha, a princípio com o trabalho na roça e depois sobrevivendo de costuras, trabalhos exercidos pela senhora que hoje tem 76 anos e voltou ao convívio com a filha por questões de saúde.

A luta por justiça social através da política

Sobre seu ingresso na politicia, Heloísa Helena justificou a opção por conta da luta por justiça social. “Eu tenho uma mania danada de lutar pelos outros, como se estivesse lutando pelos meus”, declarou, citando seu trabalho voltado para as comunidades carentes. Sobre o ambiente adverso que encontra, ele afirmou que a hipocrisia e a safadeza são bem aceitas no mundo da política. “Quem não gosta dessas coisas, acaba sendo é vista como chata, agressiva, e se for mulher é histérica, doida”, disparou contra o preconceito que avalia atitudes como elevar a voz de modo diferente, forma de expressão classificada como ato corajoso para homens.

Ainda discorrendo sobre sua experiência no exercício de um direito cidadão, Heloísa revela não recua, apesar dos dissabores. “No mundo da política, não se aceita quem é honesta e nem quem diz o que pensa porque a hipocrisia, que é o fermento podre dos fariseus, ela é vista com muita naturalidade. Não é fácil estar na política, é um processo de decepção cotidiana, mas é lógico que a gente se enche com o amor das pessoas”, explicou, citando as declarações de esperança que recebe por falar o que as pessoas querem dizer, comparando o papel que desempenha com o trabalho da radialista Martha Martyres.

Reforma tributária e melhoras dos serviços públicos

Para mudar efetivamente o quadro de desemprego e melhorar serviços públicos, como segurança e saúde, Heloísa Helena destacou a necessidade de se realizar a reforma tributária e promover os meios para aquecer a economia dos municípios, capacitando mão de obra local e estruturando investimentos, seja por meio do turismo ou da agricultura. A redução de tributos dos produtos que compõem a cesta básica, fundamental para subsistência dos mais pobres -classe social que proporcionalmente paga mais impostos do que os mais ricos – já foi inclusive tema de projeto apresentado durante seu mandato como senadora.

“A reforma tributária é de fundamental importância, do mesmo jeito que para gerar mais emprego e renda, é preciso repactuar dívidas de pequenos produtores rurais, assentados e médios produtores, pendurados pela política de juros do governo federal e não necessariamente pelos empréstimos”, acrescentou Heloísa Helena. No quesito saúde, a enfermeira disse que o Brasil dispõe da legislação mais avançada do mundo, mas peca por falta da fiscalização necessária para transformar as conquistas em realidade, frisando ainda o problema do financiamento das unidades de saúde pública

O principal problema de saúde pública entre jovens e adolescentes é a morte violenta, caso diretamente relacionado às questões de segurança, analisou Heloísa Helena que, fundamentada em estudos e pesquisas, aponta o consumo de bebidas alcoólicas como o principal motivo de casos de agressões domésticas, abusos sexuais, acidentes de trânsito e assassinatos. A comprovação dos problemas faz com que ela se empenhe em proibir a publicidade que incentiva o consumo da droga socialmente aceita.

Recursos para tratamento de câncer no Hospital Universitário

Heloísa Helena disse ainda que durante seu mandato como senadora destinou recursos para o tratamento de câncer no Hospital Universitário (HU), situado em Maceió. Amparada em seu trabalho atuante, ela revelou sua indignação contra as acusações infundadas lançadas por adversários durante a atual campanha eleitoral.

“A única coisa que eu nunca trouxe para Alagoas foi a desonra, foi a participação na formação de quadrilhas que roubam e matam impunemente”, declarou durante a entrevista. por isso pretende muito político sem vergonha que fez de conta que trabalha para roubar o povo.eage com indignação aos problemas. “Eu continuo acreditando que mais cedo ou mais tarde, o mundo vai mudar. Só falta vergonha na cara e amor no coração para mudar”, concluiu.