×

Penedo

Áudio: Ginásio Estadual de Esportes de Penedo é interditado

Ginásio continua aberto, apesar de pedido de interdição pelos Bombeiros

O ginásio Padre Manoel Vieira continuava aberto para a realização de atividades físicas por estudantes da rede estadual em Penedo, apesar do pedido de interdição pelo 6° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). O funcionamento até esta sexta-feira, 04, foi confirmado pela coordenadora de esportes da 9ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), Maria do Socorro Gonçalves, durante entrevista à Rádio Penedo F (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

Maria do Socorro disse ao repórter Luiz Carlos Oliveira, o Luizão, não ter recebido nenhuma comunicação sobre o fechamento do ginásio situado em área da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, informação contrariada pelo comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, que informou ter dado conhecimento à 9ª CRE.

A reportagem do Aqui Acontece manteve contato com a professora Cleide Cerqueira, coordenadora da 9ª CRE, que declarou não ter sido informada pelo Grupamento de Bombeiros Militar sobre a solicitação até a manhã desta sexta-feira, 04 de maio.

Com a publicação da notícia, o comandante do 6º GBM entrou em contato com a redação do portal de notícias e informou o envio do oficio tanto para a 9ª CRE como para a direção da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Por volta das 12h40, a coordenadora Cleide Cerqueira telefonou e confirmou o recebimento do documento por funcionária do órgão que não teria chegado às suas mãos, acrescentando que o ginásio seria fechado.

O comunicado sobre a interdição assinado pelo Tenente Coronel Denildson Cruz de Queiroz, comandante do 6º GBM, também foi encaminhado para a Câmara Municipal de Penedo, documento divulgado durante a sessão parlamentar desta quinta-feira, 03. O ofício informa as providências tomadas em relação ao pedido de fechamento do ginásio pelo vereador Marival Oliveira, o Sargento Marival (PMDB).

No texto do ofício número 078/2012, o oficial do GBM informa que determinou a verificação do ginásio e solicitou que a CRE proíba “qualquer tipo de atividade no local até a obtenção de laudo técnico estrutural do prédio, visando resguardas a integridade física dos frequentadores”. Por falta de engenheiros em seu quadro, o 6° GBM não pode elaborar o necessário laudo técnico.

Vinda de equipe da Secretaria de Educação

Cleide Cerqueira declarou ao Aqui Acontece que o encaminhamento das informações passadas à Câmara Municipal de Penedo para a Coordenadoria resultaria na vinda de equipe qualificada da Secretaria Estadual de Educação até o ginásio, com objetivo de elaborar o laudo que justifique o fechamento da quadra coberta poliesportiva.

A coordenadora citou o exemplo da Escola Estadual Professor Ernani Méro, interditada pelo 6º GBM após desabamento de parte do telhado de uma das salas em outubro de 2010, medida que gerou a visita de engenheiros da pasta estadual. O reparo na área atingida foi realizado a partir do laudo técnico da Secretaria.

O parlamentar Sargento Marival justifica que a cobertura do Padre Manoel Vieira oferece risco aos estudantes e por isso pede o fechamento do local que certamente tem problemas na estrutura metálica de sua cobertura, deteriorada em determinados pontos por ferrugem.

Apesar do uso para a realização de atividades físicas, o ginásio tem sido constantemente depredado. Os vestiários estão destruídos, há buracos no telhado e nas paredes, passagens abertas por vândalos que se identificam como membros da torcida organizada Comando Vermelho nas pichações espalhadas nas paredes do ginásio.

Atualizado às 13h05 e às 18h15