Juiz Ygor Vieira concedeu entrevista nesta quarta, 29, ao programa Lance Livre da Penedo FM
Com o objetivo de formar mais um reforço no combate à violência, uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 28, em Penedo, discutiu a questão da reativação do Conselho Municipal de Segurança que por determinação legal passou a se chamar Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGIM).
Participaram da reunião realizada no Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, representantes do comércio local, do Conselho Tutelar, do Poder Legislativo, do Executivo, Polícia Militar e Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.
Para falar sobre a importância da reativação do gabinete, o juiz titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Penedo, Ygor Vieira de Figueiredo, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, 29, ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
De acordo com o magistrado, o GGIM será de grande relevância para Penedo porque funcionará como um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e os órgãos de segurança pública, para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade.
“As diretrizes do Gabinete de Gestão Integrada são todas definidas pelo Ministério da Justiça, mas a composição pode ser definida pelos poderes Executivo e Legislativo local e essa reunião realizada ontem (quarta-feira, 28) teve o objetivo de discutir como será feita essa instalação e de que vai tratar o GGIM. A composição ainda não foi fechada, mas o objetivo é que isso seja feito em breve”, explicou.
O magistrado declarou ainda que é importante que o GGIM seja instituído por meio de um decreto, dando uma resposta mais célere a sociedade. “Durante a reunião, o prefeito Marcius Beltrão se comprometeu em baixar o decreto instituindo o órgão. Esperamos que já na próxima reunião, em 04 de março, o gabinete já esteja instituído”, complementou o titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Penedo.

Além de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local, o GGIM estabelece uma rede de intercâmbio de informações, experiências e práticas de gestão. Além disso, o gabinete cria indicadores que possam medir a eficiência do sistema de segurança pública, entre outras atividades.
Monitoramento eletrônico
Ainda durante a entrevista concedida a radialista Martha Martyres, o juiz Ygor Vieira de Figueiredo contou que durante a reunião, considerada por ele muito proveitosa, foi discutida ainda outras ações que visam combater a criminalidade em Penedo. A questão do monitoramento eletrônico da cidade foi amadurecida e agora deve se tornar realidade.
“Discutimos esse projeto de monitoramento também. O Executivo municipal mostrou um projeto que previa a instalação de 80 câmeras de segurança, mas não se começa projeto de monitoramento de uma cidade com 80 câmeras porque o custo é muito alto. A ideia é que a gente comece com algumas e vai expandindo gradualmente”, acrescentou lembrando que com a instalação do GGIM será possível pleitear recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Processos paralisados
O magistrado falou também de como encontrou a 4ª Vara Criminal de Penedo ao assumir a pasta. “Infelizmente quando eu cheguei na 4ª Vara existiam inúmeros processos paralisados, fazia um ano que não havia nenhuma audiência. Teve que ser feito um trabalho muito grande em regime de mutirão par equalizar a situação de forma que em três meses eu julguei mais processos que nos últimos três anos”, confidenciou.
Delegado manda recado para criminosos
Ao final da entrevista do juiz Ygor Vieira, o novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária 2 (DPJ2), delegado Mario Jorge, fez uma visita aos estúdios da Rádio Penedo FM para aproveitar a oportunidade e fazer um apelo a sociedade para que ajude a polícia no combate à violência.
“A sociedade tem uma grande participação em relação a ajudar a polícia com informações. Por mais tecnologia que tenhamos, por mais que a polícia esteja preparada, emparelhada, se não tivermos a informação da pessoa que vivencia o que está acontecendo nós não vamos avançar”, declarou Mário Jorge.
O novo diretor da DPJ2 também declarou nos microfones da Rádio Penedo FM que durante esses 12 anos em que atua na polícia nunca viu as forças policiais tão integradas e dispostas a combater a criminalidade. O delegado encerrou sua participação na entrevista mandando um recado para os criminosos.
“Ou vocês vão embora ou mudem de ramo porque as ações serão contínuas. Estamos aqui para combater a criminalidade e colocar os criminosos atrás das grades. Agora se vier com fogo reagiremos com fogo. Não estamos aqui para matar, mas também não vamos morrer. Quem atua no tráfico de drogas pode saber que vamos tombar com vocês”, alertou o delegado Mario Jorge.
