A informação foi divulgada pelo vice-prefeito Ronaldo Lopes
A Fundação Ulysses Guimarães, que compartilha suas crenças com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB, ofertará cursos gratuito em Penedo. A informação foi divulgada pelo vice-prefeito Ronaldo Lopes em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 13, ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
De acordo com o peemedebista, que faz parte da diretoria da entidade em Alagoas, a fundação tem a finalidade de capacitar os membros dos partidos, aqueles que possuem mandato ou não, ou ainda aqueles que possuem o interesse de participar de trabalhos comunitários.
“A Fundação Ulysses Guimarães é esse braço do PMDB que quer despertar o interesse pela política partidária nas pessoas que tem o sentimento de preocupação com a coisa pública e em melhorar a vida das pessoas, principalmente daquelas que ainda estão carentes e precisam do Governo, de decisões governamentais, para melhorar a qualidade de vida. São para essas pessoas que a fundação foi criada”, explicou Lopes.
A Fundação Ulysses Guimarães existe já há muito tempo e é uma instituição com forte atuação em alguns estados brasileiros. No entanto, em Alagoas, os serviços oferecidos pela instituição eram restritos a um pequeno público de Arapiraca e Maceió, mas por determinação do senador e presidente estadual do PMDB, Renan Calheiros, todos os municípios alagoanos deverão ser contemplados com as ações da fundação.
“Alguns cursos deverão ser abertos para pessoas independente da questão partidária, como por exemplo o curso de formação de agentes para cidadania comunitária, que tem por objetivo principal capacitar os cidadãos para a participação nos diversos movimentos sociais, especialmente para o pleno exercício da democracia participativa nos conselhos municipais e nos demais espaços criados pela legislação vigente, primando pela garantia dos direitos de cidadania e de inclusão social”, complementou.
O entrevistado declarou ainda que inicialmente dois cursos deverão ser disponibilizados gratuitamente em Penedo a partir de setembro. Todos eles contam com certificação gratuita e distribuição de material de excelente qualidade. Os cursos são semipresenciais, o que pressupõe encontros semanais e vídeo aulas pela internet. “Estamos fechando os últimos detalhes e em breve iremos divulgar a data de inscrição e os cursos que serão ofertados inicialmente em Penedo”, finalizou Lopes.
Os cursos de formação política são elaborados pela Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Além de elaborados por duas renomadas universidades do país, os cursos são atuais e possuem certificados de participação, entre eles o de Gestão Pública, Dicção e Oratória, Política de Gênero, Formação Política para a Juventude, Preparatórios para candidatos, Siconv e Como Vencer as Eleições em 2016.
