×

Penedo

Áudio: Falta de energia causa desabastecimento de água em Penedo

Falta de energia prejudica abastecimento de água em Penedo

Residências situadas no Conjunto Rosete Andrade, localizado na parte alta de Penedo, ficaram sem água no último final de semana. De acordo com o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Manuel Eustáquio Toledo, o desabastecimento aconteceu por conta da falta de energia, problema que também tem prejudicado o serviço essencial em outros pontos do município, conforme declarou o à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) nesta sexta-feira, 12.

“Nós tivemos problema de abastecimento no Rosete Andrade nesse final de semana por causa da falta de energia elétrica, então a bomba vai desligando, ligando e termina desligando de uma vez para não haver problema com o equipamento”, explicou Manoel Toledo, relembrando inclusive uma frase que ouviu do presidente do SAAE de Marechal Deodoro. “Quando faltar água, procure a Ceal”, repetiu sobre a citação relacionada à má qualidade do serviço prestado pela companhia que passou a ser denominada Eletrobrás Distribuição Alagoas.

Custos inviabilizam gerador próprio

“Nós também estamos passando por isso também porque estamos com um problema muito sério de energia, que não é só na cidade, mas em todo interior também”, acrescentou o presidente do SAAE Penedo. Sobre a possibilidade de ter gerador de energia próprio para manter o abastecimento durante os ‘apagões’, Manoel Toledo disse que o investimento é inviável por conta dos custos que seriam repassados ao consumidor.

Questionado pelo repórter Luiz Carlos OIiveira sobre a realização de serviços pelo SAAE que não são de responsabilidade da autarquia municipal, como calçamento de ruas, Toledo explicou que a reposição de pavimento é feita na mesma medida da intervenção realizada na rede de abastecimento ou de saneamento, reparos que passaram a ser de responsabilidade do SAAE desde que atual gestor assumiu o cargo.

Falta de água no Castanho Grande

Sobre o problema no Castanho Grande, povoado situado na divisa entre Penedo e Igreja Nova que foi veiculado na Penedo FM e no aquiacontece.com.br, Manoel Toledo disse que esteve na comunidade e conversou com as pessoas para tentar solucionar o caso. Ele citou o caso do povoado Imbira, onde um problema que durou cerca de 15 anos relacionado ao abastecimento da comunidade foi resolvido com orientação especializada.

“Nós trouxemos um geólogo e hoje, graças a Deus, a Imbira tem hoje o melhor poço de Penedo”, ressaltou sobre a fonte de água descoberta por conta da orientação especializada. A mesma iniciativa de tentar localizar a melhor captação será feita no Castanho Grande, conforme assegurou Toledo. “Eu tenho certeza que vamos resolver o problema, que só não acontece se o estudo realizado mostrar que a melhoria é inviável”, explicou.

Audiência da Penedo FM

Aproveitando a audiência da Penedo FM, Manoel Toledo informou que o prefeito Israel Saldanha determinou que fosse solucionado o problema da fossa coletiva das vilas, assunto que tem sido motivo de constantes reclamações, queixas noticiadas na emissora de maior repercussão em Penedo e região do Baixo São Francisco. “Nós estamos aguardando apenas a chegada do material”, afirmou Toledo sobre a ação de saneamento que também será realizada em ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima, antiga Coréia.

Manoel Toledo também respondeu questionamentos de ouvintes que acompanhavam o programa Lance Livre, líder em audiência nas manhãs de segunda a sexta-feira na região do Baixo São Francisco.