Tiro de Guerra fica localizado na Praça Marechal Deodoro, Centro Histórico de Penedo
A Prefeitura de Penedo e o Comando do Exército Brasileiro assinaram acordo de cooperação que prorroga a manutenção dos trabalhos do Tiro de Guerra no município por mais cinco anos. O acordo foi publicado na edição desta quarta-feira, 15, do Diário Oficial da União (DOU).
Para falar sobre a importância da renovação do acordo, o sargento Luiz Eduardo de Queiroz Bremenkamp, chefe de instrução do Tiro de Guerra 07-008, concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quinta-feira, 16.
De acordo com o sargento Eduardo Bremenkamp, a presença do Exército Brasileiro na cidade de Penedo é importante porque auxilia na formação do caráter e ensina o jovem a ter disciplina, sem que ele precise se ausentar para prestar o serviço militar obrigatório em outro município.
“O Tiro de Guerra vai continuar firme aqui em Penedo por mínimo mais cinco anos. Com isso os jovens têm a oportunidade de permanecer prestando serviço militar à disposição da cidade na qual eles nasceram, para sempre estarem contribuindo com o desenvolvimento do município. Caso não existisse o Tiro de Guerra em Penedo os jovens teriam que se incorporar ao Batalhão de Infantaria em Maceió”, explicou o chefe de instrução.
Os tiros de guerra são órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo.
No Tiro de Guerra, o atirador deverá permanecer por um período de seis a dez meses, participando de atividades específicas das Forças Armadas. Ao término do período o referido militar é licenciado das fileiras do Exército e recebe o certificado de reservista.
