Alisson é medalhista de bronze na OBMEP
A 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) começou a empolgar estudantes penedenses que participarão da primeira etapa que acontecerá no próximo dia 17 de agosto em todo o Brasil. Em Penedo, estudantes da Escola Municipal Freitas Cavalcante já se preparam para tentar uma medalha, premiação para os melhores que forem selecionados na 2ª etapa, programada para acontecer no dia 22 de outubro.
A agitação na escola municipal tem sido maior na cidade ribeirinha, devido em 2009 o estudante Alisson Martins Silva, hoje com 14 anos, ter sido medalhista de bronze na etapa final da OBMEP. Atualmente o estudante cursa o 8º ano e continua fera em matemática, matéria da grade curricular que muitos alunos tem uma verdadeira repulsa.
“É muito gratificante a gente chegar a um estágio que somente os melhores do Brasil conseguiram. Eu gosto de matemática porque acho que ela está presente em tudo na nossa vida, desde a decoração de um jardim até a construção de um prédio, em tudo que a gente pensa em fazer pode ter certeza que há um pouco de matemática”, disse o estudante.
Para o vice-diretor da Escola Freitas Cavalcante, Antunes Sansão, a auto-estima dos amigos de classe de Alisson foi percebida claramente quando o aluno trouxe para a escola sua medalha de bronze. “É um grande orgulho para nós, professores, sabermos que um de nossos alunos aqui da escola pública conseguiu vencer milhares de jovens pelo país e, se destacar como um medalhista Alagoano e único penedense”, declarou o vice-diretor.
Pelos corredores da escola não é difícil encontrarmos com estudantes que ao passar por Alisson lhe cumprimentam como “gênio” ou “fera”. Dono de um caráter simples, o estudante meio acanhando sempre abre um largo sorriso e cumprimenta a todos com um “sou nada rapaz”, qualidade nobre dos gênios que não se escondem por trás de uma falsa modéstia.
OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, sendo inscritos para a 7ª edição que acontece neste ano de 2011, 18.719.916 alunos em 44.691 escolas.
Os alunos participantes da 7ª OBMEP serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, sendo os alunos matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. Já os matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, se submeterão a uma prova diferenciada.
Por último ficam os estudantes matriculados em qualquer série do Ensino Médio, devendo encarar um desafio em acordo com a grade curricular de seu ano letivo.
