A rotina da Escola Municipal de Educação Básica Maria Jolenta – situada no bairro Senhor do Bonfim, em Penedo – foi alterada na manhã desta quarta-feira, 28. Um estudante portava uma arma dentro da unidade, alerta passado por um colega ao vigilante da escola. O funcionário informou o caso para a diretora Maria Aparecida Silva que acionou o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, recebendo a orientação de procurar a polícia .
“Não sei até onde chega o poder do Conselho Tutelar, mas enquanto atendimento para a escola, deixa a desejar. Eu mesma já precisei acionar em outras ocasiões e nada”, declarou a diretora da Maria Jolenta. Decepcionada com o atendimento da instituição, Aparecida entrou em contato com a secretaria municipal de Educação. A pasta buscou o auxílio da Procuradoria da prefeitura que também recomendou informar o caso à Polícia Militar.
“O coronel Edvaldo (comandante do 11º BPM) nos recebeu com muito carinho, tratou o caso sem fazer alarde, como a gente precisava, sem causar mais problemas”, destacou a diretora Maria Aparecida. Em um carro descaracterizado, o oficial esteve na escola com a diretora. Durante o período necessário para encaminhar uma solução ao caso, o estudante já havia entregue a arma ao vigilante e era acompanhado por uma servidora da escola.
Portador de necessidades especiais, o aluno de 17 anos sempre apresentou bom comportamento, segundo a diretora Maria Aparecida. Em sua ingenuidade, ele concordou em esconder em sua pochete uma garruncha calibre 32, sem munição, em péssimo estado de conservação. A arma que provavelmente não funciona foi entregue por uma colega de rua do aluno, procedência confirmada inclusive pelo comandante do 11º BPM.
“Tudo foi resolvido com aconselhamento, o pai do menino que entregou a arma é um homem trabalhador, não sabia que o filho tinha essa garruncha, que ele já pegou de outro”, informou o tenente-coronel Edvaldo Santos, acrescentando que manteve contato com o Conselho Tutelar. A conversa com o estudante também foi acompanhada por uma irmã do aluno.