×

Penedo

Áudio: Escolas estaduais começam ano letivo com atraso em Penedo

Pais e alunos compareceram na abertura do ano letivo na Escola Alcides Andrade

Estudantes da rede estadual de ensino matriculados nas Escolas Alcides Andrade e Clementino do Monte, ambas situadas em Penedo, iniciaram nesta segunda-feira, 28, o ano letivo 2011. Com um atraso superior aos 30 dias do início nas demais escolas da mesma rede, as duas unidades de ensino reuniram pais e alunos para repassar informações relativas ao horário de chegada e saída, sugestão de camisetas de uma única cor (á que o fardamento não é obrigatório na rede estadual), além de promover a entrega do kit escolar enviado para todos os estudantes da rede pública.

Na escola Alcides Andrade, centenas de pais prestigiaram o início do ano letivo que contou com uma palestra proferida pela psicóloga Raquel Alves Araújo, tratando o tema “Relação da Família com a Escola”. Para o professor e diretor adjunto Alcides Regueira, a participação dos pais dos alunos é algo que renova a vontade de trabalhar de todos os profissionais que desempenham suas funções na unidade de ensino, pois, eles se preocupam com o ambiente escolar e procuram contribuir para que o espaço seja mantido em perfeita ordem e condições para a prestação de uma melhor educação aos estudantes.

Cadernetas Escolares

Uma reclamação generalizada nas escolas e corroborada pelo diretor da Escola Estadual Dr. Alcides Andrade, professor Jonas Lima, foi relacionada a falta de cadernetas escolares para o acompanhamento da vida escolar do aluno. “Infelizmente tivemos que xerocopiar mais de 12 mil folhas para que o início do ano letivo de 2011 não fosse ainda mais prejudicado, pois, até o momento todas as escolas da rede pública estadual não receberam as cadernetas, algo lamentável e decepcionante para nós educadores que enxergamos isso como um verdadeiro descaso”, declarou o diretor.

De acordo com a professora Cleide Cerqueira, titular da 9º Coordenadoria de Ensino, o problema está sendo solucionado e segundo as informações prestadas pela Secretaria de Estado da Educação, uma empresa já foi contratada para confeccionar as cadernetas que devem chegar no próximo mês de abril em todas as unidades de ensino do estado.

Kit Escolar

No final da manhã os estudantes do Alcides Andrade receberam o kit que contém uma mochila escolar, sete canetas esferográficas, seis lápis grafites, duas caixas de lápis de cor, dois cadernos de matérias, dois cadernos de desenho, uma garrafinha para água, transferidor, compasso e régua. Cerca de 230 mil kits contendo materiais escolares já foram distribuídos em Alagoas.

Clementino do Monte

Já na Escola Estadual Clementino do Monte as aulas tiveram início nesta segunda, 28, após o promotor de justiça, José Alves, intervir junto ao dono do prédio que foi alugado para as aulas acontecerem durante o período de reforma do prédio da escola. O débito da Secretaria Estadual de Educação com o dono do imóvel, Daniel Soares de Melo, completa o sétimo mês, mesmo período do não pagamento das contas de água e de luz no imóvel.

Na última semana, o dono do imóvel trocou os cadeados das portas depois que os móveis da escola começaram a ser removidos para o prédio que ainda está sendo reformado, porém em fase de conclusão. A decisão do proprietário gerou uma grande preocupação na direção do Clementino do Monte que viu de perto a possibilidade do ano letivo de 2011 ser mais prejudicado ainda devido ao atraso, problema contornada, ainda que sem a efetivação do pagamento ao locador do imóvel.

A promessa do acerto do débito com a Secretaria de Educação é para ainda esta semana.