Profissionais acompanharam entrevista no Posto de Saúde do Rosete Andrade
Em entrevista concedida à Rádio Penedo FM ( 97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quinta-feira, 15, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SINDSPEM), Francisco Souza Guerra, o Dr Tico, confirmou o indicativo de greve na saúde, que poderá ser deflagrada no prazo de 72 horas, caso os odontólogos e enfermeiros da rede municipal não cheguem a um consenso junto com poder executivo.
O presidente lembrou a greve geral dos servidores públicos do município de Penedo, decretada em 2011, quando o nível médio teve um aumento de 8% no salário base, ficando os funcionários de nível superior praticamente excluídos das negociações para aquele momento.
Para Dr Tico o aumento que foi concedido recentemente aos médicos na gratificação, terminou distanciando ainda mais o salário dos médicos que hoje recebem em Penedo R$ 8.500,00 líquido. “Nunca houve discussão no sentido de se igualar salário, e sim, para que seja pago um valor que supra as necessidades dos enfermeiros que fazem parte da equipe dos Postos de Saúde, interagindo diretamente com os médicos em suas atribuições”, declarou Dr Tico.
Em 2010, diante da crise, houve uma redução de 30% na gratificação que vinha sendo paga aos enfermeiros e odontólogos e mesmo com a redução a categoria não fez greve e aceitou continuar trabalhando mesmo sem o aumento no salário base. “O que está sendo pleiteado no momento é que a gratificação dos enfermeiros e odontólogos acompanhe ao menos o distanciamento do aumento na gratificação que foi dado aos médicos”, declarou o presidente.
Contraproposta
De acordo com o presidente do SINDSPEM, o ofício recebido do gabinete do prefeito Israel Saldanha (DEM) que está em Florianópolis (SC), dizia que o salário base da categoria recebeu aumento de 8%, no entanto, não acenou com nenhuma contraproposta relacionada à gratificação dos servidores que já se distanciou por duas vezes dos profissionais médicos.
“É importante lembrar que nós tivemos uma greve dos médicos e a população não sentiu tanto porque as equipes continuaram trabalhando, sendo importante dizer que os enfermeiros são o elo com a comunidade. Ficamos de ter uma nova reunião na próxima segunda-feira, 19, com o prefeito para conversar e esperamos ter uma contraproposta formulada pelo executivo, evitando assim que a greve seja deflagrada pelos enfermeiros e odontólogos”, finalizou Dr Tico.
