O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) foi inaugurado nesta quinta, 22, em Penedo
Inaugurado na manhã desta quinta-feira, 22, em Penedo, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) vai servir como referência para 11 municípios da região, que desenvolvem projetos produtivos nas áreas de fruticultura, horticultura, bovinocultura de leite, rizicultura, piscicultura e crédito rural, marcando a nova fase da extensão rural pública no estado.
A solenidade de inauguração da nova sede da gerencia regional do Baixo São Francisco contou com a participação de diversas autoridades locais, entre elas o deputado federal Alexandre Toledo (PSDB) e o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB). Antes de se dirigir à cerimônia o chefe do Executivo estadual concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falar sobre a EMATER e outros assuntos de interesse da coletividade.
“A EMATER tinha sido destruída, acabaram com ela legalmente e fisicamente. Então eu mandei uma lei para Assembleia e conseguimos resgatar a EMATER. Agora estamos reestruturando em todo estado, são centenas de profissionais agrônomos, técnicos agrícolas, veterinários, zootecnistas, economistas e administradores. Isso porque a assistência técnica vai desde a orientação para que o produtor melhore a qualidade do seu produto como também orientá-lo para fazer o projeto para o banco e de como comercializar melhor, além de incentivar o cooperativismo”, explicou o governador.
De acordo com Teotônio Vilela, atualmente o instituto desenvolve projetos de extrema importância para os agricultores de uma forma geral como, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea – PAA, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, Programa de Desenvolvimento de Capacidades Locais: Bancos Comunitários de Sementes e Ferramentas e Programa de Habitação Rural. “Somente na região do Baixo São Francisco, a EMATER/AL deve beneficiar diretamente mais 4 mil agricultores”, complementou o chefe do Executivo estadual.
A EMATER/AL sediada em Penedo contará com o auxílio de 6 motocicletas. Os veículos serão utilizados pelos responsáveis em oferecer assistência técnica aos agricultores da região. Kits para auxiliar no desenvolvimento da atividade agrícola também foram doados aos agricultores que a partir desta quinta-feira, 22, iniciam uma nova etapa em suas vidas. As novas instalações da EMATER/AL ficam na Avenida Getúlio Vargas, nº 56, Centro, Penedo/AL.
Concurso da Educação
Ainda em sua entrevista, o governador falou sobre a realização do concurso público para preenchimento de vagas na área da Educação em Alagoas. Ao ser indagado pela radialista Martha Martyres sobre a data prevista para que o edital seja publicado, Teotônio Vilela foi enfático em dizer que ainda este ano o certame será realizado. “Com certeza esse ano realizaremos o concurso da Educação. Aliás, Alagoas precisa muito de profissionais em todas as áreas. Para a polícia nós já fizemos e estamos colocando mais mil soldados nas ruas. Assim que eu tiver condições vou puxar mais mil porque eu tenho reserva técnica para isso”, enfatizou.
Antes de encerrar sua participação no Programa Lance Livre, o governador informou aos ouvintes da Rádio Penedo FM que o Estado está recebendo recursos do Banco Mundial e do Banco Interamericano do Desenvolvimento para fazer investimentos em vários segmentos. “Vamos recuperar essa estrada que está muito esburacada, vindo de Maceió até Penedo. Vamos recapear totalmente essa rodovia. Além disso, vamos investir em muitas outras áreas e com isso melhorar ainda mais a vida do povo alagoano”, prometeu Vilela.
