Governador foi o entrevistado desta terça-feira, 17, do Programa Lance Livre da Penedo FM
O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), cumpriu agenda em Penedo nesta terça-feira, 17, e aproveitou para falar sobre assuntos de interesse da população ribeirinha em entrevista exclusiva concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
Por cerca de 30 minutos, o governador, que estava acompanhado do deputado federal Givaldo Carimbão e do deputado estadual Carimbão Júnior, foi sabatinado pela radialista Martha Martyres e pôde ouvir, mais uma vez, as principais reivindicações dos penedenses.
Segurança Pública
O primeiro assunto abordado na entrevista foi Segurança Pública. Sobre o tema, o governador reafirmou que no final do mês irá assinar a ordem de serviço para que seja iniciada a construção no bairro Raimundo Marinho da sede do 11º Batalhão de Polícia Militar que atualmente funciona em uma casa alugada na Avenida Getúlio Vargas.
“Penedo é uma cidade histórica e nunca teve um batalhão de polícia. As cidades vizinhas também não. Além disso não havia efetivo suficiente. Desse modo, na área da Segurança Pública estava tudo para fazer. Se não tinha isso que é o básico como então ter investigação, repressão ao crime, sem estrutura? Queria dizer que quando assumimos o Governo a primeira coisa que fizemos foi mudar a postura, elevando a Segurança Pública para a prioridade no Governo do Estado e para isso fizemos, e estamos fazendo, investimento. Aqui em Penedo é um exemplo, pois vamos construir o Batalhão da Polícia Militar e isso vai dar mais condições para que a polícia preste um bom serviço”, declarou Renan Filho.
Ainda sobre o primeiro assunto abordado, o governador disse também que entende que não adianta melhorar a estrutura se não tiver efetivo e por isso ainda esse ano contratará mais policiais para melhorar a vida dos alagoanos e garantir mais segurança para as pessoas que por muito tempo se sentiram abandonadas por não verem na prática ações enérgicas de combate ao crime, o que fez com que Alagoas ocupasse por diversas vezes o topo do ranking como o estado mais violento do país.
“Ao longo dos últimos 10 anos não foram contratados nem 2 mil policiais e nós, só esse ano, vamos contratar 800. E, provavelmente, abriremos concurso público no próximo ano para seguir contratando e aumentar o efetivo. Isso vai ajudar ainda mais a Segurança. Agora, gostaria de enfatizar que apesar de todas as dificuldades, a mudança de postura fez com que nós tivéssemos a maior redução de violência do país nesse ano e vamos continuar reduzindo e economizando vidas”, salientou o governador, enfatizando que injetará na Segurança Pública os recursos provenientes do Detran.
Educação
Após falar sobre Segurança Pública, o governador passou a discorrer sobre Educação. A respeito do tema, Renan Filho afirmou que já no início de 2016 a Escola Estadual Professor Ernani Méro, localizada no município de Penedo, passará a funcionar em regime de tempo integral, com atividades diversas durante todo o dia, modelo que inicialmente será implantando em 14 escolas da rede estadual de ensino.
“Já no próximo ano vamos ter 14 escolas em Alagoas funcionando em regime integral e nossa meta é implantar esse sistema em 50 unidades até o final desse Governo. Sinto uma satisfação imensa em poder fazer isso porque essa sempre foi promessa de campanha de muitos candidatos que, depois de eleitos, não cumpriram e nós estamos aí fazendo a diferença”, complementou.
Renan Filho declarou também que para que os diretores não fiquem mais esperando pelo Governo para fazerem pequenos reparos nas escolas lançou o programa #EscoladaHora, onde as escolas recebem diretamente em suas contas recursos para manutenção predial, tendo mais autonomia para a realização de serviços de reparo de infiltrações, falhas hidráulicas e elétrica e pintura, dentre outros.
“No dia 27 realizaremos a segunda edição do Governo Presente e nos viremos aqui em Penedo fiscalizar as escolas e cobrar dos diretores esses pequenos reparos. Hoje não se admite mais escolas com banheiros sem portas, pingueiras, matagais e etc., pois nós estamos descentralizando os recursos para dar mais agilidade as coisas e autonomia aos diretores”, salientou o chefe do Executivo estadual.
Saúde
Já a respeito da área da saúde, o governador ouviu da radialista Martha Martyres que os penedenses clamam por melhorias não só no Complexo Santa Casa de Misericórdia, que compreende a Maternidade e o Hospital Regional, mas também em outros setores ligados a área como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde o povo ribeirinho precisa acionar a base de Arapiraca para solicitar socorro. Além disso, o governador também foi indagado sobre a possibilidade de dotar Penedo de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para que os enfermos mais graves não precisem mais ser encaminhados para outras unidades hospitalares da região.
O governador se comprometeu em analisar a questão para verificar se é possível a descentralização do serviço de controle que hoje é feito em Maceió e Arapiraca. “Vamos estudar esse caso e buscar uma solução, desde que melhore o serviço porque o que é importante para o cidadão, no caso do SAMU, é a ambulância chegar no menor tempo possível, independente de onde ela é pedida”, afirmou o governador que também se mostrou favorável a instalação de uma UTI em Penedo.
Assuntos diversos
Antes de encerrar sua participação na emissora que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, o governador falou sobre assuntos importantes como água e agricultura, por exemplo, fazendo um balanço das ações já realizadas nessas áreas e os projetos para o futuro.
O governador fez questão de lembrar também que na próxima semana vai autorizar o início da obra na estrada que vai ligar Penedo, pelo Trevo da Toca do Índio, a Pindorama e vai reduzir cerca de 20 km a distância do município ribeirinho a Maceió, facilitando a integração regional.
Renan Filho falou também sobre a ponte Penedo/Neópolis, Aeroporto e PAC Cidades Históricas. Clique no player acima e confira o áudio completo da entrevista!
