Entrevista foi concedida para o programa Impacto
Em entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), na tarde desta sexta-feira (18), o prefeito da cidade sergipana de Neópolis, Dr. Luizinho, falou sobre diversos assuntos, entre eles a saúde, educação e Carnaval no município.
Dando início a entrevista para o programa Impacto, que tem como âncora o radialista Helio Palito, Dr. Luizinho, que já foi prefeito da cidade na década de 90, contou como a prefeitura foi entregue para sua gestão.
“Eu recebi um restos a pagar de R$ 2 milhões, problemas no INSS, duas parcelas do Fundo de Participação do mês de janeiro levadas pela Receita para pagar débitos. Enfim, acho que isso já é cultural do nosso país, porque quando um (prefeito) perde uma eleição, cuida de entregar a situação de ‘terra arrasada’ para o sucessor”.
O prefeito da cidade falou também sobre a saúde no município. Segundo ele, as equipes da atenção básica já estão com pagamentos de salários em dia, sendo o foco agora na assistência mais especializada.
“Nós estamos trabalhando. Todos sabem que a grande responsabilidade do município na saúde é organizar a atenção básica. Então essa parte nós já organizamos, como PSF, pagamento de salários atrasados e equipes, que já foram formatadas para atender a população”, disse Luizinho.
Questionado sobre a educação, Dr. Luizinho comentou que a pasta foi entregue em situação deplorável. “Pegamos a educação da cidade em situação lastimável, isso porque muito professor quer receber e não quer trabalhar. Estamos tentando solucionar a questão da melhor forma, como acordado com o Sindicato Trabalhadores Educação Sergipe (Sintese)”.
Sobre a ponte Penedo-Neópolis, o gestor do município sergipano falou que está fazendo o possível para a execução do projeto na região Norte do Estado. “Ficamos muito contentes de ter a bancada de políticos de Alagoas interessados no projeto e posteriormente na execução da ponte. Estamos ansiosos, empenhados e fazendo o possível para angariar recursos para a concepção desse grandioso projeto.”
Já sobre a programação de Carnaval na ‘capital do frevo’, Dr. Luizinho confirmou a realização do evento. “O carnaval está confirmado! Temos tido uma postura muito prática. Fomos ao Ministério Público, fizemos reuniões e fomos alertados que a prioridade era o pagamento dos funcionários. A maioria das cidades de Sergipe suspenderam o Carnaval, mas saímos em busca de uma solução alternativa, que foram os parceiros e patrocinadores. Feito isso, garantimos a parte cultural que é o frevo”.
O prefeito esclareceu ainda a questão da taxa a ser paga para que a população possa acompanhar a programação noturna do Carnaval. “A prefeitura não ia fazer a parte da noite do evento, então apareceu um empresário interessado. Sendo assim, só sedemos o espaço para que ele completasse o evento e alegrasse ainda mais os ribeirinhos e turistas que saem de todo Brasil para curtir a festa mais animada do ano que é o Carnaval”.
