×

Política

Áudio: Em entrevista, Messias da Filó esclarece alterações regimentais na Câmara

Vereador também criticou sistema de saúde pública em Penedo

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (24), ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, o vereador reeleito, Messias da Filó (PDT), prestou contas das ações do Legislativo municipal. Na entrevista, Messias respondeu perguntas dos ouvintes, além esclarecer as mudanças regimentais aprovados para a próxima legislatura. Ele ainda teceu duras críticas ao sistema de saúde pública em Penedo.

De acordo com Messias da Filó (PDT), no próximo ano haverá duas sessões semanais, às quartas e quintas, sempre as 14:30, além do voto que deixa de ser secreto. Ele também explicou como funciona a escolha do novo presidente, que será eleito para mandato de dois anos.

“A primeira sessão do ano vai ser presidida pelo vereador mais idoso, que é o Armando Lima (PDT). Ele quem vai presidir a sessão que vai dar posse aos vereadores eleitos e ao prefeito. Regimentalmente, ele vai formar a mesa, convocando um secretário. Marca meia hora para que se apresentem as chapas escritas, presidente e vice. Logo após, abre mais meia hora, para se inscrever para primeiro secretário e segundo secretário”, explicou.

Para o legislador, no próximo ano, tudo será mais limpo. “Nós somos agentes do povo. A eleição para presidente vai ser através do voto aberto. Em todas as sessões a partir do próximo ano, o povo vai saber cada voto do seu representante. Esse era um dos nossos grandes desafios, em acabar com voto secreto”, afirmou o vereador Messias da Filó (PDT).

Vereador critica Saúde em Penedo

Ainda em sua entrevista, o vereador fez duras críticas ao sistema de saúde pública em Penedo. Para ele, é preciso exigir horário dos profissionais da área que prestam serviços em Penedo, além de atender dignamente a população. “O povo precisa nem que seja de uma barraca na rua para ser atendido, agora que seja atendido com dignidade, quando ele procurar atendimento. Que não passe três meses para receber o resultado de um exame. Que os médicos tenham bons salários, agora, que se exija deles e não se faça acordos de trabalho, deem seus horários corretos. Que não venham aqui para trabalhar apenas dois dias, e partam para atender em outra cidade”, desabafou.

Urgência e emergência

“Hoje é um caos”. Assim definiu o atendimento de urgência e emergência em Penedo. Para o vereador, tudo é falta de atitude. “Tínhamos a Unidade de Emergência, funcionando daquela maneira, passamos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tudo bonito, um prédio bonito, bem dividido. O que falta, equipes médicas para trabalhar dentro. Outra coisa, é que nos falta clínicas de referência, um hospital de referência. Casos pequenos enviamos para outras cidades. Qualquer coisa que acontece aqui, a ambulância leva para Arapiraca, Maceió ou Coruripe”, observou.

Para o vereador Messias da Filó (PDT), o atendimento maternal em Penedo é uma vergonha: “A maternidade é um vergonha, não temos obediência aos finais de semana. Não tem médico de plantão. Querem trabalhar durante a semana, e aos finais de semana, não querem. As mulheres que vão parir não podem esperar. Mas, o dinheiro todo mês vai para essa instituição. Cadê a atitude de exigir dela”.