Magistrado falou também sobre sua intenção de criar o Memorial da Justiça na cidade ribeirinha
O Superintendente do Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, magistrado Claudemiro Avelino de Souza, foi entrevistado pelo Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta sexta-feira, 10 de março.
O juiz, que é titular da 2ª Vara da Comarca de Penedo, falou sobre diversos assuntos ligados ao Poder Judiciário, faz um balanço sobre os avanços da Justiça conquistados em 2016 e falou sobre as perspectivas para o futuro.
No início de sua participação no programa que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, o magistrado declarou que como Superintendente do Fórum de Penedo avalia o ano de 2016 como bastante positivo, principalmente no tocante a inovação tecnológica.
“2016 foi um ano bastante proveitoso para a Justiça, de modo geral, por conta do avanço tecnológico da digitalização dos processos. Na 2ª Vara, por exemplo, todos os processos são digitalizados e isso garante muitas vantagens para todas as partes, do juiz ao advogado”, declarou o magistrado que antes de ser juiz foi delegado.
Sobre o aumento da criminalidade, o juiz Claudemiro Avelino contou que, infelizmente, o crime acompanha a evolução humana de forma natural e que por conta disso ele não deixará de existir. “Uma parcela considerável da sociedade é dotada desse desvio de conduta, lamentavelmente. O que devemos é combater para que isso seja sempre uma exceção e não vire regra”, complementou o magistrado.
Já tem alguns anos que o juiz tornou público seu sonho de dotar o município de Penedo de um moderno Memorial da Justiça. Com a construção do novo fórum da comarca e a consequente desocupação do prédio antigo, esse desejo aflorou ainda mais e dentro em breve pode virar realidade, sendo mais um atrativo turístico da cidade ribeirinha.
“Pretendemos transformar esse nosso sonho em realidade com o apoio da Prefeitura, do Tribunal de Justiça e do Iphan. Catalogamos documentos autênticos e importantes sobre a história da Justiça, com peças seculares, algumas delas até da época logo após a invasão holandesa em Penedo. As pessoas precisam conhecer esse material”, acrescentou Avelino, que também é formado em História.
O magistrado também confidenciou na entrevista concedida a radialista Martha Martyres, que seu livro sobre a história da Justiça em Alagoas deve ser lançado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas, através da Escola Superior da Magistratura, ainda esse ano aproveitando as comemorações do bicentenário de Emancipação Política de Alagoas.
Quando questionado sobre suas perspectivas para o futuro, o juiz declarou que trabalha para digitalizar todos os processos que tramitam em Penedo, tornando a Comarca toda digital. Além disso, Claudemiro Avelino acrescentou que deve lutar para conseguir implantar a 5ª Vara de Penedo, sendo esta criada exclusivamente para processar ações que envolvam a criança e o adolescente.
O magistrado falou ainda sobre outros assuntos durante a entrevista. Clique no player acima e confira o áudio na íntegra!
