×

Penedo

Áudio: Em entrevista a Penedo FM, vice-governador fala sobre concurso da Educação

Luciano Barbosa foi o entrevistado desta sexta-feira, 27, do Programa Lance Livre

O vice-governador de Alagoas e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, deu uma pausa no cumprimento da agenda do “Governo Presente” e concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira, 27, ao Programa Lance Livre, comandado pela radialista Martha Mártyres, na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

Durante sua participação no programa que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, Luciano Barbosa falou sobre ações que serão realizadas pelo Governo de Alagoas na cidade de Penedo e, sobre assuntos importantes para os alagoanos em geral, como a realização de concurso público da Educação em 2016.

Logo no início do bate-papo, o entrevistado foi questionado sobre o processo democrático de escolha dos diretores escolares. Luciano Barbosa foi indagado pela radialista sobre o motivo de na grande maioria das escolas de Penedo, não haver eleição de fato, pois são registradas candidaturas únicas, sem nenhuma concorrência.

“Acredito que isso se deve ao fato da gratificação para diretores escolares ser muito pequena, mesmo com o aumento dos afazeres. Além disso, as responsabilidades de um diretor de escola têm aumentado muito, principalmente porque estamos em um processo de descentralização, descentralizando o ônus e o bônus. Tudo isso gera responsabilidades, dor de cabeça, e nem todo mundo está disposto a isso”, explicou.

Escola da Hora

Em seguida, o vice-governador falou sobre o programa “Escola da Hora”, onde as escolas recebem diretamente em suas contas recursos para manutenção predial, tendo mais autonomia para a realização de reparo de infiltrações, falhas hidráulicas, elétricas e pintura, dentre outros serviços, objetivando com isso que os diretores tenham mais autonomia e não precisem mais ficar esperando pelo Governo para fazerem pequenos reparos nas escolas.

Concurso Público

O secretário declarou ainda durante a entrevista que o Governo do Estado entende que há necessidade de se contratar pessoal para a Educação em Alagoas e estuda a realização de um concurso público em meados de 2016. “Temos o interesse de fazer concurso público também para a Educação, mas desde que atendidas as exigências da Responsabilidade Fiscal. Estando as contas equilibradas, a realização do concurso será algo certo”, afirmou Barbosa.

Após falar sobre o concurso, o secretário foi indagado a respeito da implantação das escolas de tempo integral em Alagoas. A respeito do assunto, Barbosa confirmou que a Escola Estadual Professor Ernani Méro, localizada no município de Penedo, vai passar a funcionar nesse novo regime já a partir do início de 2016, sendo uma das primeiras unidades do estado a funcionar nesse modelo.

Ginásio Padre Manoel Vieira

Antes de encerrar sua participação no Programa Lance Livre, o secretário falou ainda sobre o Ginásio de Esporte Padre Manoel Vieira, localizado anexo à Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Barbosa foi enfático em dizer que o Estado busca uma solução para o problema e que o povo de Penedo terá o espaço de volta.

“Nós vamos recuperar o ginásio. Eu já tinha vindo aqui em outras oportunidades, conhecer de perto a situação, inclusive quando ele não resistiu e desabou. Nós assumimos esse compromisso e vamos cumprir, pois entendemos que o esporte como um todo é importante no processo de formação e toda escola precisa ter”, complementou o vice-governador que estava acompanhado do vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB).

Luciano Barbosa falou também sobre outros assuntos importantes. Clique no player acima e confira o áudio completo da entrevista!