×

Penedo

Áudio: Em entrevista à Penedo FM, obstetra destaca importância de um parto humanizado

Dr. Israel Rodrigues, médico especialista em ginecologia e obstetrícia

O nascimento de um bebê é um momento único e o desejo de toda mãe é que a chegada do seu filho aconteça com amor, afeto e respeito. E assim é o pensamento de Dr. Israel Rodrigues, médico especialista em ginecologia e obstetrícia que vem se destacando em Penedo.

Na manhã desta quarta, 18 de março, o médico concedeu uma entrevista ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para falar aos penedenses sobre a humanização no parto.

Com um atendimento de uma forma leve, priorizando o protagonismo da mulher, Dr. Israel Rodrigues, antes de ser especialista na saúde feminina, materna e fetal, pensou em ser geriatra, ramo da medicina que foca na prevenção e no tratamento de doenças em idades avançadas.

“Tinha tudo para eu ser geriatra, mas um caso pessoal me fez ir para lado da saúde da mulher. Nos 45 minutos do segundo tempo de escolha de área a seguir fiz o pré-natal da minha esposa e o parto do meu filho, e isso me tocou. Desde então sigo nessa área acompanhando jovens, adultas e gestantes”.

Questionado pela âncora do programa, Martha Martyres, sobre vigilância do próprio corpo, Israel falou sobre a importância de se conhecer e prestar atenção em sintomas que o organismo dá.

“Todas as mulheres devem ficar atentas a sinais que o corpo dá. É importante manter uma boa alimentação e realizar consultas periodicamente. Escolher um mês no ano para se cuidar é fazer algo por você. Um exemplo é a gestação. O ideal é que exista um planejamento familiar para que possíveis fatores que possam interferir uma gestação saudável sejam afastados como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia”.

Sobre o trabalho de parto, Dr. Israel foi enfático ao prezar pela humanização. “O parto é um momento de grande intensidade, uma vivência que marca para sempre a vida de uma mulher e é normal que expectativas sejam criadas. Humanizar é deixar que a mulher possa fazer escolhas, seja protagonista e que os acompanhantes sejam quem elas mais confiam, por exemplo”.

“Há um mês presenciei um parto lindo na Santa Casa onde fiquei apenas de expectador. Humanizar é isso. É deixar a mulher ser livre e protagonista do seu momento. Bebês sabem nascer, finalizou o médico.

Para os atendimentos em Penedo, o médico fez questão de tornar realidade os exames de ultrassonografia na Santa Casa, feitos nos dias de seu atendimento na unidade de saúde, as terças e quartas, sem necessidade de agendamento.

Israel Rodrigues falou ainda sobre o crescente número de cesarianas, prevenção de doenças, cuidados com a saúde, entre outros temas. Clique no player acima e ouça a entrevista completa.