Prefeita em exercício confidenciou que pretende realizar concurso público em 2014
A prefeita em exercício de Piaçabuçu, Drª. Lúcia Marinho, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, 26, ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) para falar sobre o município e as ações administrativas que vem sendo realizadas desde que o prefeito Dalmo Santana Júnior foi afastado do cargo, em meados de junho do corrente ano.
A respeito da atual situação política do grupo que a Drª Lúcia pertence, uma vez que ela era a vice do prefeito Dalmo Júnior, a gestora iniciou dizendo que é muito difícil falar sobre o assunto porque mesmo passando todo esse tempo ainda não teve acesso ao processo e consequentemente não tem condições para falar sobre o que realmente aconteceu e nem como andam as investigações da operação desencadeada pela Polícia Federal.
“Para nós, falar sobre esse assunto é complicado porque o processo corre em segredo de Justiça. Nós não temos ideia, não sabemos o que foi apurado e nem se realmente houve alguma irregularidade, por isso fica muito difícil de emitir qualquer parecer sobre o assunto”, enfatizou Marinho.
Quanto às questões administrativas, a prefeita declarou que quando assumiu o comando do executivo municipal encontrou uma situação bastante crítica, com muitas dívidas e fornecedores sem empenho, por exemplo. “Quando assumimos a prefeitura, nossa primeira atitude foi procurar enxugar a folha para poder cumprir com compromissos assumidos. Eu desafio alguém que diga que eu levei algum cabo eleitoral meu para trabalhar”, complementou a prefeita.
Saúde: maior problema
Questionada pela âncora do programa Lance Livre, a radialista Martha Martyres, sobre o principal problema que Piaçabuçu enfrenta, a prefeita foi enfática em dizer que a área da saúde é a que mais sofre atualmente, desde a compra de medicamentos a contratação de profissionais. “O problema da saúde é no país todo, mas acreditamos que o Conisul – Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – vai facilitar, principalmente, a compra de medicamentos e a prestação de serviços como exames e consultas de média e alta complexidade”, explicou Drª Lúcia Marinho.
A entrevistada falou também a respeito do Pontal do Peba. A prefeita declarou que assim que assumiu a prefeitura de Piaçabuçu determinou que fossem compradas 80 lâmpadas para serem colocadas no povoado com o intuito de melhorar a iluminação pública. “Compramos lâmpadas para o Peba e determinamos que a coleta de lixo fosse feita todos os dias e não apenas uma vez por semana como antigamente”, enfatizou.

Outro problema que há muito tempo se arrasta em Piaçabuçu é quanto ao fornecimento de água, tarefa que fica a cargo da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) quando o município poderia criar um Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e acabar com essa histórica deficiência. “Já fizemos várias reuniões com a Casal para discutir esse assunto. Na próxima semana teremos mais uma e vamos apresentar nossas exigências para que possa acontecer a renovação da concessão. Como por exemplo, queremos que seja construída uma nova caixa d’água, a ampliação da rede de abastecimento e a troca da balsa que faz a captação da água na Sudene”, complementou a chefe do Executivo municipal.
Réveillon e concurso público
Caso ainda esteja exercendo o cargo de prefeita de Piaçabuçu no final do ano, a Drª Lúcia Marinho contou que pretende realizar uma grande festa de réveillon no Pontal do Peba, destino escolhido por milhares de turistas de diversas partes do país.
Antes de encerrar sua participação no Programa Lance Livre, a prefeita declarou que pretende realizar concurso público ainda no ano de 2014, pois o município precisa urgentemente da contratação de pessoal. “Mesmo que eu me afaste e o Dalmo volte, ele deverá realizar, porque o município precisa desse concurso”, finalizou.
