×

Penedo

Áudio: Em entrevista a Penedo FM, delegado Fernando Lustosa faz balanço de sua gestão à frente da 7ª Delegacia Regional

Delegado Fernando Lustosa concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM

O delegado Fernando Lustosa concedeu entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quarta-feira, 24 de janeiro, para fazer um balanço sobre os cerca de 18 meses em que esteve no comando da Delegacia Regional de Penedo. Nos próximos dias, o delegado Gustavo Xavier assumirá a titularidade da unidade.

No início da entrevista que foi comandada pela radialista Martha Martyres, Fernando Lustosa falou da satisfação em ter trabalhado em Penedo por cerca de um ano e meio e que partirá para outra unidade com a sensação de dever cumprido, levando para toda a vida os amigos e aprendizado que obteve na cidade ribeirinha.

“Esse período em que estive à frente da Delegacia Regional de Penedo foi muito proveitoso. Conseguimos dar nossa valiosa contribuição para reduzir os índices de violência na cidade, colocando criminosos perigosos atrás das grades. Cumprimos com nosso papel e temos certeza que o delegado Gustavo Xavier também desempenhará um importante e proveitoso serviço, pois é muito experiente e dinâmico”, declarou Lustosa.

Foi durante a gestão do delegado Fernando Lustosa que importantes inquéritos policiais e que tiveram grande repercussão na cidade foram concluídos e enviados para apreciação da Justiça. Como exemplo, o delegado citou o caso do suposto estupro coletivo registrado na cidade e sobre a fraude no programa “Minha Casa, Minha Vida”. (Clique AQUI e lei matéria relacionada)

Sobre o estupro coletivo, que veio à tona após a circulação de um vídeo nas redes sociais, o delegado explicou que assim que assumiu a delegacia de Penedo abriu um novo inquérito para investigar o caso, uma vez que o primeiro inquérito, aberto ainda na gestão do delegado Guilherme Martim Iusten estava prejudicado porque novas descobertas afastaram a possibilidade de participação direta dos quatro jovens que foram presos inicialmente.

“Sobre esse caso tramitam dois inquéritos na 4ª Vara Criminal da Comarca de Penedo. Um é o que foi aberto ainda pelo delegado Guilherme Iusten e o outro por nós. Acreditamos que em breve a Justiça deve se posicionar para esclarecer definitivamente esse caso que chocou e intrigou a população de toda a região”, explicou Lustosa.

Trafico e homicídios

Sobre os homicídios que foram registrados em Penedo nos últimos meses, o delegado afirmou que as investigações apontam que cerca de 90% deles tem ligação direta ou indireta com o tráfico de drogas e que por isso as ações foram concentradas no sentido de desarticular bocas de fumo e desbaratar quadrilhas que atuavam no comércio de entorpecentes em Penedo e região.

“O tráfico de drogas é um mal que assola a sociedade brasileira, infelizmente. Em Penedo e região nós combatemos fortemente o tráfico nos últimos meses e conseguimos alcançar resultados bastante positivos. Fizemos um balanço e concluímos que em toda nossa área de atuação conseguimos tirar de circulação aproximadamente 100 acusados de tráfico de drogas”, acrescentou Lustosa.

O delegado ressaltou ainda que todo o sucesso das operações policiais desencadeadas em Penedo se deve ao apoio da população que passou a usar com mais frequência o Disk Denúncia da Polícia Civil (181), a parceria com o 11º Batalhão de Polícia Militar e a presteza do juiz Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, titular da 4ª Vara de Penedo.

“Nós nos empenhamos para combater esse mal, que é o tráfico de drogas, diariamente, sempre com o apoio da população. A Justiça também fez seu papel, mas infelizmente o crime sempre se renova. Temos informações, inclusive com escutas telefônicas, que comprovam que de dentro de presídios traficantes estão comandando o tráfico em Penedo e região. Nós estamos acompanhando e quando eles menos esperarem a polícia vai agir, a sociedade pode ter certeza disso”, alertou.

Casa de Custódia do Baixo São Francisco

Quando questionado pela radialista Martha Martyres, sobre a obra no antigo prédio da delegacia de Penedo, o delegado Fernando Lustosa ratificou que o espaço está sendo preparado pelo Governo de Alagoas para ser a Casa de Custódia do Baixo São Francisco.

Segundo Lustosa, o prédio terá capacidade para aproximadamente 150 presos e será gerido pelo Sistema Prisional alagoano, através de agentes penitenciários. Com isso, os policiais ficarão livres para realizar exclusivamente o trabalho investigativo, bem com as demais atividades inerentes a Polícia Civil.

Atualmente a delegacia de Penedo funciona em uma casa alugada situada na parte alta de Penedo, nas proximidades da entrada do conjunto Rosete Andrade.

Violência contra a mulher

Ainda durante a entrevista, o delegado falou também sobre violência doméstica. Lustosa declarou que em sua gestão criou na delegacia de Penedo um núcleo interno para atendimento à mulher vítima de violência, formado exclusivamente por mulheres.

“Nosso objetivo com isso foi facilitar o atendimento a essas mulheres, uma vez que elas ficam mais à vontade em falar do crime pelo qual foram vítimas conversando com outras mulheres. Isso também surtiu um efeito bastante positivo, agilizando processos, punindo acusados de violência doméstica e coibindo, por conseguinte, a prática de novos casos”, salientou.

Crimes cibernéticos

Sobre os crimes cibernéticos, que são aqueles praticados por intermédio da internet, o delegado explicou que pelo fato de algumas pessoas acharem que o “mundo virtual” é terra sem lei, esses tipos de delitos estão se tornando cada vez mais comuns e em Penedo não tem sido diferente.

Lustosa lembrou que entre os casos desse tipo que foram investigados por ele merece destaque uma montagem envolvendo o prefeito de Penedo, Március Beltrão, e que atinge sua dignidade, de seus familiares e de pessoas próximas ao político.

“Se engana quem acha que internet é terra sem lei. Crime é crime, seja ele cometido onde for. É importante frisar que a lei não prevê punição apenas para quem cria material difamatório, calunioso e/ou injurioso, mas também para quem compartilha nas redes sociais”, afirmou.

Planos para o futuro

Antes de encerrar sua participação no programa Lance Livre, que é líder em audiência na região do Baixo São Francisco, o delegado Fernando Lustosa declarou que trabalhar no município de Teotônio Vilela será mais um desafio, ressaltando que está pronto para junto de sua equipe contribuir para a redução dos índices de violência na cidade.

“O ideal para quem escolhe essa profissão de delegado é conhecer todas as regiões do estado onde se vai trabalhar e isso tenho feito. Vou encarar esse desafio de frente e, sem dúvida alguma, com o apoio da Polícia Militar e da população conseguiremos fazer um bom trabalho”, finalizou.

Clique no player e confira a entrevista na íntegra!