×

Penedo

Áudio: “É uma questão de honra colocar a saúde no eixo”

Secretária de Saúde de Penedo, Geonice Peixoto

Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira, 20, à Rádio Penedo FM (97,3Mhz e www.penedofm.com.br) a secretária de saúde do município de Penedo, Geonice Peixoto, fez um balanço das pré-conferências de saúde que tem sido realizadas nas zonas urbana e rural do município, além de interagir com a radialista Martha Martyres, internautas e ouvintes sobre diversos questionamentos relacionados a sua pasta.

De acordo com a secretária Geonice, as pré-conferências de saúde tiveram uma maior participação popular na zona rural do município, onde as comunidades expuseram os problemas vividos no dia a dia, sugerindo algumas mudanças e cobrando mais empenho de alguns profissionais. Todas as sugestões foram anotadas pelos técnicos da saúde para que uma ampla discussão seja feita na Conferência Municipal de Saúde que será realizada no próximo dia 07 de julho.

As últimas pré-conferências de saúde acontecem na noite desta segunda-feira, simultaneamente, na sede do Unidos do Bairro, na zona urbana da cidade e no Povoado Ponta Mofina. “Infelizmente as pessoas que não participaram desses encontros perderam uma boa oportunidade de estar perto da secretaria, opinando, sugerindo, questionando os serviços, criticando ou mesmo denunciando”, declarou Geonice.

Centro de Diagnóstico

Questionada sobre o porquê dos médicos estarem pedindo para que seus pacientes façam raio x ou mamografia em outro local diferente do Centro de Diagnóstico de Penedo, a secretária explicou que a falta de manutenção era algo extremamente prejudicial, mas uma reestruturação física no prédio e a constante manutenção dos equipamentos foi algo que aconteceu logo quando ela assumiu a secretaria. Geonice lembrou ainda que o horário de atendimento médico também foi motivo de constantes reclamações, algo que foi resolvido com o estabelecimento do cumprimento dos horários, que muitas vezes não era seguido dentro do vínculo empregatício.

Falta de Médicos

Falando sobre a falta de médicos em algumas Unidades de Saúde da Família, a secretária explicou que atualmente o município conta com vinte PSFs funcionando, estando quatro deles sem contar com médicos. “A falta de médico nessas unidades não é por falta de vontade do município, pois nossa busca pelos profissionais é constante, no entanto, esse é um problema enfrentado por vários municípios e não somente em Alagoas”, desabafou Geonice.

Sobre a marcação de exames, algo que vem sendo alvo de diversas críticas, a secretária informou que a demanda aumentou significativamente e gerou uma fila que realmente chama a atenção, sendo pensado pela administração informatizar o sistema de marcação para que o agendamento seja feito e os pacientes possam realizar o agendamento de seu exame com os chefes dos postos de saúde. “Hoje as pessoas que residem na zona rural do município já não precisam vir para a secretaria marcar seus exames, pois implantamos o serviço de coleta rural para oferecer uma maior comodidade às pessoas que anteriormente eram obrigadas a vir à cidade”, afirmou a secretária.

Falta de Informação ou Má Fé?

A falta de remédios da farmácia básica nos postos de saúde é algo que muitas vezes revela a falta de comunicação entre chefes de postos e os técnicos da secretaria de saúde responsáveis pela reposição dos medicamentos. Segundo a secretária os medicamentos são comprados mensalmente para suprir as necessidades dos postos, mas infelizmente os remédios acabam e ninguém comunica na secretaria.

Geonice afirmou ainda que foi a um posto que estaria faltando remédios e constatou que havia acabado e ninguém informado à secretaria que tinha como repor de imediato. O fato de muitos pacientes serem informados sobre a falta de medicamento nos postos pode ser considerado como falta de comunicação ou mesmo o uso de má fé, quando os profissionais tratam com descaso o serviço público e terminam prejudicando diretamente à população.

Conferência Municipal de Saúde

A secretária de saúde, Geonice Peixoto, concluiu sua entrevista lembrando que a Conferência Municipal de Saúde será realizada no próximo dia 07 de julho, sendo apresentado na oportunidade um documento que foi gerado a partir das pré-conferências realizadas durante o mês de junho. “Não tem coisa pior do que você desafiar uma mulher e eu recebi várias críticas no começo, algumas muito duras, mas agora é uma questão de honra colocar a saúde no eixo”, finalizou Geonice.