Unidade de Pronto Atendimento de Penedo
O vereador Derivan Thomaz (PMDB) concedeu entrevista à rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), na manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro, e falou sobre a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade ribeirinha. De acordo com o edil, é impossível trocar o prédio da Unidade de Emergência por um terreno conforme ficou acordado entre a Santa Casa de Misericórdia de Penedo e prefeitura da cidade.
O acordo entre a instituição filantrópica e o executivo municipal compreende a cessão de um terreno do Hospital Regional para a construção da UPA, projeto do Governo Federal que custou aos cofres públicos cerca de R$ 3 milhões de reais. Como contrapartida, a Santa Casa de Misericórdia receberia o prédio da Unidade de Emergência Antônio de Jesus, que será desativada posteriormente a inauguração da referida Unidade.
A polêmica nessa questão gira em torno da desativação da Unidade de Emergência de Penedo, uma vez que as UPA’s seguem um padrão e oferecem no país inteiro os mesmos serviços. Segundo o vereador, nem todos os serviços oferecidos pela Unidade de Emergência serão oferecidos pela UPA, por conta disso a questão da desativação do prédio precisa ser melhor analisada.
“Como é que eu vou, sabendo de todo o processo da saúde em nosso município, aprovar um projeto que venha desativar os serviços da Unidade de Emergência se eu não tenho garantia e UPA nem funcionando está ainda?”, indagou Derivan reafirmando que é contrário à desativação da Unidade de Emergência.
O edil declarou ainda que não é contra a UPA, pois entende que ela é importante para a saúde. “Quero deixar claro que não sou contra a UPA. Que se faça a UPA e mostre os serviços que serão oferecidos à comunidade, mas com a Unidade de Emergência ativa”, complementou.
Servidores estão há quase um ano sem receber o BPA
Ainda durante sua entrevista no microfone da emissora líder em audiência em toda região do Baixo São Francisco, o vereador lamentou o fato dos servidores da Unidade de Emergência Antônio de Jesus estarem ser receber o Boletim de Produtividade Ambulatorial (BPA) há quase um ano.
“Estamos em dezembro, mês de confraternização e os servidores, infelizmente estão há quase um ano que não recebem o BPA, onde o recurso que vem para a Unidade de Emergência tem uma sobra e essa sobra se rateia para esse Boletim de Produtividade. O recurso está vindo todos os meses”, finalizou o vereador.
