×

Sergipe

Áudio: Durante coletiva de imprensa, prefeito de Neópolis faz balanço de 2013

Amintas Diniz (PSC) afirmou que após 12 meses de administração, dificuldades foram ultrapassadas

Amintas Diniz Torjal Dantas (PSC), prefeito de Neópolis pelo quarto mandato. Desta vez, assumiu a gestão com vários problemas, inclusive, salários em atraso e, incluído no Cadastro Único dos Convênios (Cauc). E nesta segunda-feira (30), prestes a acabar o primeiro ano, o gestor reuniu toda a imprensa da região, para prestar contas e esclarecer qual a situação que o munícipio se encontra.

O Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) acompanhou por cerca de um hora, a entrevista. E o maior portal do Baixo São Francisco – www.aquiacontece.com.br -, traz para você os principais assuntos abordados.

“Nós pegamos uma prefeitura fragilizada. O comércio desacreditado, ruas às escuras, o atracadouro completamente destruído. Só tivemos acesso ao balanço e aos restos a pagar no mês de junho, com um débito de R$ 2.294,825,67 (dois milhões, duzentos e noventa e quatro mil, oitocentos e vinte e cinco reais e sessenta e sete centavos). Com relação aos precatórios, mais de R$ 55 milhões. Além dos meses de dezembro e décimo de 2012 em atraso. Estávamos no Cadastro Único dos Convênios (Cauc). Agora estamos adimplente. Conseguimos negociar débitos com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Hoje, podemos receber recursos e governar o município de Neópolis”, pontou o prefeito.

Reajuste salarial

Apesar das dificuldades herdadas, o gestor afirmou que o município conseguiu avançar. Inclusive, conseguiu conceder aumento salarial aos servidores. “Conseguimos conceder aumento para o magistério e todo o funcionalismo público. O sacrifício é grande, mas buscamos o melhor para o nosso servidor”, disse Amintas Diniz.

Assistencialismo

Outro ponto destacado pelo prefeito de Neópolis foram os avanços na Secretaria de Saúde, com relação às equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Além da pasta da Assistência Social e Agricultura. “Quando assumimos tínhamos apenas duas equipes do PSF, hoje estamos com 12 equipes completas. Falta alguma coisa, falta. Mas, estamos trabalhando para melhorar todas às áreas. A secretaria de agricultura vem beneficiando produtores rurais com tanques, além da distribuição de alevinos. A construção de uma fábrica de arroz vem sendo negociada. Onde mais de 40 pessoas serão beneficiadas diretamente”, detalhou.

Cada secretário fiscalizando sua pasta, nas ruas e com o povo

“Vamos atuar como devemos. A partir de janeiro, cada secretário vai fiscalizar a sua pasta. As escolas vão receber visitas, as ruas serão fiscalizadas. Vamos atuar como devemos. Se você deixa de fazer por falta de recursos é uma coisa. Mas, agora, vamos correr. Se você tem e deixa a desejar, é outro problema. Vamos fazer a ‘Prefeitura Itinerante’. Iremos ao encontro da população. Também vamos realizar reuniões mensais com os presidentes de bairros, comunidades rurais e vereadores. Queremos ouvir todos e discutir soluções para a nossa cidade. Vamos dinamizar todas as áreas da nossa administração”, garantiu o chefe do Executivo de Neópolis.

Festividades do Bom Jesus

Ainda durante a coletiva de imprensa, o prefeito Amintas Diniz (PSC), também falou da tradicional festa do Bom Jesus dos Navegantes, realizada por todas as cidades ribeirinhas de janeiro a março. E a da cidade de Neópolis e a primeira do calendário do Baixo São Francisco. Este ano, a programação festiva acontece em dois dias, sexta (03) e sábado (04). No primeiro dia vai acontecer um Mega Arrastão com a Banda Seeway, saindo da Praça Osvaldo Torjal Dantas. Em seguida, as bandas, Loco Romance e Alma Gêmea, comandam a festa no palco montado na Orla da cidade. E no último dia da programação festiva, outro mega Arrastão com a Banda Jós. E as bandas, Marreta é Massa e Julinho Porradão, encerram a programação. Nesta edição, o domingo será dedicado unicamente à programação religiosa.