×

Política

Áudio: “Discurso do passado não tem eco no presente”, diz Bili Marques

Bili Marques concedeu entrevista à Rádio Penedo FM

Em entrevista na manhã desta terça-feira, 28, à Rádio Penedo FM, o presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Josué da Silva Marques (PMDB), o Bili Marques, falou sobre sua atuação durante o biênio 2009/2010 à frente do legislativo penedense.

Para o vereador, o bom funcionamento da administração pública está baseada na aceitação de críticas para que o serviço direcionado ao bom atendimento da comunidade possa surtir efeitos produtivos e sanar os velhos problemas que insistem em se repetir a cada nova administração.

Falando sobre a audiência pública que acontece na tarde desta terça-feira, 28, com o objetivo de analisar as contas da Prefeitura de Penedo, o vereador disse que a decisão atende a um pedido do próprio Poder Executivo que, em documento, sugeriu que fossem feitas no mínimo três audiências por ano para que o princípio da publicidade na administração pública tivesse um efeito maior, no entanto, a sugestão dada pelo município foi esquecida por ele próprio.

“Hoje eu me sinto um vereador mais experiente e maduro para encarar determinadas situações, por isso não entendo o porquê do poder executivo não ter enviado, por exemplo, alguns documentos solicitados por vereadores ainda no primeiro semestre de 2010. Chegamos a assistir discursos na Câmara, onde companheiros ameaçaram buscar a intervenção do Ministério Público para ter acesso aos documentos solicitados durante sessão ordinária”, disse o presidente.

Faça o que eu digo…

O vereador Bili Marques lembrou a Câmara da gestão passada, onde o atual prefeito Israel Saldanha (DEM) ocupava uma cadeira e dizia que não aprovaria mais nenhum projeto enviado pelo então prefeito Március Beltrão que não fosse dada plena e total transparência à população. “Prefeito se aquele discurso do passado não tem eco no presente é porque sinceramente não tinha nenhuma consistência”, desabafou Bili Marques.

Vereança

O ouvinte José participou do programa reclamando da Rua Fernando Peixoto, onde o vereador Bili Marques morou durante vários anos e infelizmente os buracos tomam conta de toda a via. “Eu quase morri afogado em um dos buracos”, declarou o ouvinte.

Em resposta a participação do senhor José, o vereador disse que infelizmente a vontade do legislador nem sempre chega ao Executivo com a mesmo vontade de fazer o que é necessário. “Eu tenho quatorze anos de vereança, nunca fui Executivo que é o verdadeiro dono da caneta e tem o poder de sanar os problemas que causam diversos transtornos a nossa população”, declarou o legislador.

Ideias

De acordo com Bili Marques, ele deixa a presidência da mesa diretora da Câmara de Vereadores e segue numa postura de oposição a partir de agora. Para o edil penedense, ser oposição não significa trabalhar contra o governo, mas sugerir que algumas ações carecem de ajustes, sendo assim pode ser considerado que um vereador de oposição pode ajudar de forma mais cônscia a administração pública. “Tenho várias ideias para tentar por em prática nos próximos anos e certamente isso será exposto no momento certo”, concluiu Bili Marques.