×

Meio Ambiente

Áudio: diretor-presidente do IMA acompanha ações da ?semana da água? em Penedo

Gustavo Lopes garantiu que escritório da APA da Marituba será reaberto em breve

Terminou na tarde desta sexta-feira, 27, a programação comemorativa ao Dia Mundial da Água. Ações de repovoamento de espécies nativas, palestras e oficinas foram algumas das atividades realizadas durante a semana nos municípios de Jequiá da Praia, Arapiraca e Penedo, além da capital alagoana.

As atividades foram organizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Em Penedo, as ações foram desenvolvidas nesta sexta-feira, 27. Na oportunidade, foi realizada uma palestra com o tema “O rio São Francisco”. Em sua explanação, o palestrante Fernando Veras falou sobre a importância do “Velho Chico” para toda a região e fez um alerta sobre os cuidados necessários para que o rio da Integração Nacional seja preservado.

Após a palestra, realizada no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), o público assistiu ao filme “A Lei da Água: Novo Código Florestal”. Ao final da exibição mais um debate teve início, dessa vez conduzido pelo professor e pesquisador da UFAL Ulysses Gomez Cortez.

Além das atividades no auditório do Sindspem, também foram realizados, às margens do rio São Francisco, os Jogos Educativos do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) – uma série de brincadeiras voltadas a despertar a consciência ambiental em crianças e adolescentes. A programação da semana da água terminou no início da tarde com peixamento do rio São Francisco, ação promovida pela Codevasf.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, acompanhou de perto todas as ações desenvolvidas durante a semana da água. Em entrevista concedida ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o engenheiro civil, com mestrado em meio ambiente e recursos hídricos, falou sobre o evento e projetos futuros que serão desenvolvidos no estado.

Assessoria

“As atividades em comemoração a semana da água primeiro foram realizadas em Maceió com um passeio em nosso barco-escola e também com jogos educativos. Depois fomos a Jequiá, Arapiraca e hoje estamos encerrando as ações aqui em Penedo. Nosso objetivo é trazer a questão da educação ambiental, com base nesse tema tão importante que é a água. Em São Paulo já está faltando água e a gente tem que levar essa consciência da preservação da água para os jovens que são quem realmente fazem a educação ambiental acontecer”, explicou o diretor-presidente do IMA, ao lado do vice-prefeito de Penedo Ronaldo Lopes (PMDB) e de demais autoridades que participaram do evento.

APA da Marituba

Durante a entrevista, Gustavo Lopes foi questionado pelo repórter Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, sobre a Área de Preservação Ambiental (APA) da Marituba, que envolve os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto e é considerada como uma das mais importes do estado. Um escritório para tratar dos assuntos pertinentes a área chegou a ser aberto, mas pouco tempo depois fechou, sem motivo aparente. No entanto, o engenheiro civil garantiu que o escritório será reaberto em breve para tratar de questões ambientais.

“Realmente a APA é uma das mais importantes do estado e tem que ser preservada, mas para isso precisamos ter pessoal aqui. Aquele prédio na entrada da APA, feito pela Codevasf em parceria com a Semarh foi fechado há um certo tempo. Mas, nós iremos reabrir e vamos colocar pessoal capacitado para dar conta de toda essa área e também fazer a reeducação ambiental, com uma horta-escola e trilhas-escolas. Nosso objetivo é que a comunidade escolar possa se envolver e reproduzir a questão da educação ambiental”, finalizou Lopes.