Parlamentar alagoano falou do PAC das Cidades históricas e de outros temas relevantes
Duas cidades alagoanas foram contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. O anúncio foi feito durante solenidade ocorrida em Minas Gerais, na manhã desta terça-feira (21). Onde os prefeitos brasileiros das 44 cidades históricas estiveram presentes, inclusive o deputado federal Renan Filho (PMDB).
E nesta manhã (21), o parlamentar alagoano concedeu entrevista exclusiva à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para falar desse grande momento de mudança que as duas cidades estão passando, bem como, de outros temas relevantes. “Eu acompanhei de perto este grande trabalho das duas prefeituras. Um trabalho incansável da parte técnica de Penedo e Marechal Deodoro. Eu costumo falar, se existem bons projetos, existem recursos em Brasília”, garantiu.
O PAC das Cidades históricas vai contemplar 44 cidades brasileiras, no total de 119 projetos, que incluem prédios históricos, infraestrutura, urbanismo e requalificação. “O programa federal inclui uma série de ações para os próximos três anos. São ações muito importantes. Acompanhei tudo de perto. E a cidade de Penedo contemplada com 11 projetos foi uma grande conquista”, comemorou Renan Filho.
Se existem projetos, recursos são destinados
O parlamentar alagoano garantiu que o Governo Federal destina recursos apenas para as cidades que mostram projetos, que buscam apresentar trabalhos. “O governo não coloca verba em cidades que não mostram projetos. Por isso que o trabalho da Prefeitura de Penedo foi muito importante. A parceria com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi muito importante, por isso Penedo foi contemplada com vários projetos”, observou o parlamentar.
Recursos para a Saúde
Municípios alagoanos foram habilitados no Programa Nacional de Assistência Farmacêutica, do Governo Federal. Essa inciativa vai contribuir com a distribuição de medicamentos para as cidades contempladas. “Municípios passam dificuldades nesta área. Por isso o Ministério da Saúde criou o Programa de Assistência Farmacêutica. Um incentivo para os municípios que possuem mais dificuldades em adquirir medicamentos. Um avanço significativo, um programa para melhorar a Saúde dos brasileiros”, explicou Renan Filho (PMDB).
Agricultura familiar
O período de estiagem trouxe dificuldades para os pequenos agricultores. A seca conseguiu dizimar a lavoura dos produtores. E o Governo Federal aprovou a Medida Provisória da Seca, para que os pequenos produtores pudessem renegociar suas dívidas. “O período de estiagem dizimou as plantações dos agricultores. E os pequenos tiveram uma grande vitória na renegociação. Desta forma, todos irão renegociar seus débitos e vão voltar a plantar”, disse o deputado.
Renan Filho (PMDB), concluiu sua entrevista parabenizando Penedo: “A cidade está de parabéns. Uma cidade linda que vai ser reestruturada com o PAC das Cidades Históricas. Todos os projetos aprovados são importantes para os penedenses. Vou acompanhar de perto essas obras e volto a parabenizar essa grande conquista”.
