×

Penedo

Áudio: Depois de cinco anos, obra do esgotamento sanitário é retomada em Penedo

Vice-prefeito Ronaldo Lopes e o secretário Valmir Lessa fiscalizam construção dos tanques de decantação

A obra é de extreme importância para Penedo e, como consequência, para o já sofrido Rio São Francisco. Este que menos em Penedo, recebe milhares de toneladas de dejetos jogados em sua calha sem tratamento algum.

Por cinco longos anos a obra ficou parada, desde o último ano da primeira administração do prefeito Marcius Beltrão (PDT). Com prazo para cumprir neste primeiro estágio – lagoas de decantação -, o projeto do esgotamento sanitário de Penedo foi retomado.

Neste momento, máquinas estão trabalhando para cumprir o prazo de conclusão dos tanques, que ficam localizados na zona rural de Penedo, na estrada de acesso ao povoado Ponta Mofina, via Cassete Armado.

“Neste local ficam as lagoas de decantação, onde os dejetos de Penedo serão tratados. Para só então, após a separação, somente a água ser despejada no Rio São Francisco”, explicou o secretário de Infraestrutura e Obras de Penedo, Valmir Lessa.

Início das ligações

O projeto piloto está sendo iniciado pelas Ruas Campos Teixeira e José Coelho, com a ligação do esgotamento sanitário de 70 casas com a estação de bombeamento. “Durante anos a obra ficou parada e a estação elevatória foi depredada, teve equipamentos roubados. Começamos a recuperação da estação que fica próximo ao Freitas. Uma obra muito boa, que vai bombear os dejetos, deixar de jogar direto no Rio, e também na rua”, pontuou Lessa.

A visita técnica também foi acompanhada pelo engenheiro Ivo Costa, que fiscaliza a execução dos trabalhos da empresa Cony Engeharia.

Funcionalidade

Durante um bom tempo, a obra ficou parada e foi deteriorada, teve equipamentos roubados. Então, ficou sem funcionalidade, o que poderia o gestor atual incorrer em improbidade.

“A estação elevatória que estava pronta foi totalmente deteriorada e não funcionava. Não tinha como a Caixa mesmo a gente concluindo da forma que estava, receber. A administração poderia incorrer em improbidade, por não ter funcionalidade, além das correções que tiveram de ocorrer no projeto. Com muita dificuldade, conseguimos recuperar a estação elevatório com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Inicialmente, vai começar pela coleta de dejetos nas Ruas José Coelho e Campos Teixeira. Vamos dar funcionalidade, colhendo os dejetos pela estação elevatória, para ser tratado em seguida nas lagoas de decantação e posteriormente ser jogada a água tratada via emissário submarino até o Rio São Francisco”, acrescentou o vice prefeito de Penedo e também coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB).

Projeto

A atual administração já concluiu um projeto de esgotamento para toda à cidade. O projeto vai elevar Penedo ao patamar de grandes cidades, com o esgotamento sanitário por completo. Todo o projeto foi concluído e está em análise no Ministério das Cidades e pode ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC do Saneamento). Viabilizado o recurso, o trabalho será de ampliar a rede coletora para os bairros, uma vez que a estação de tratamento vai estar pronta.