×

Penedo

Áudio: Departamento adota medidas para organização do trânsito em Penedo

Embarque e desembarque de passageiros será na Praça 12 de Abril

A festa de Bom Jesus os Navegantes de Penedo terá início da noite desta quinta-feira, 10, e deve atrair milhares de pessoas ao campo do sinimbu, localizado na orla fluvial da cidade ribeirinha. Para evitar congestionamentos no Centro no município e posteriores problemas, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) resolveu adotar algumas medidas preventivas.

A partir desta quarta-feira, 09, os ônibus coletivos que fazem linha na histórica cidade não mais poderão fazer o retorno na Praça da Santa Cruz e nem nas imediações da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De agora, até o término do evento, o ponto para embarque e desembarque será na Praça 12 de Abril, situada também na Orla da cidade.

De acordo com o diretor do DMTT, Ednaldo Costa, o Propriá, uma das medidas que também foram tomadas para facilitar a vida dos penedenses e dos visitantes foi à pintura dos quebra-molas instalados na cidade. Há algum tempo os redutores estavam sem a devida sinalização e isso acabou provocanto acidentes.

“Nós começamos com a pintura dos quebra-molas, justamente para evitar os acidentes que estavam acontecendo em Penedo, e como essa semana tem a festa de Bom Jesus, esse evento tão importante em nossa cidade, jamais deixaríamos de sinalizar. A cidade deve receber um grande número de turistas e nós devemos fazer a nossa parte, e isso estamos fazendo”, complementou.

Agentes de trânsito vão atuar em diferentes pontos

Ainda segundo o diretor do departamento, durante os dias da festa, haverá barreiras espalhadas por pontos estratégicos da cidade para ajudar na organização do trânsito. “A primeira barreira ficará próximo ao Grupo Gabino Besouro, a segunda será colocada nas proximidades do Banco do Nordeste e a terceira ficará perto do posto Esso. Agentes também ficarão apostos no Porto das Balsas para guiar as pessoas que vão chegar à cidade pelo Rio São Francisco”, explicou.

Ao chegar à segunda barreira, os motoristas serão guiados para o Centro histórico, local que funcionará como estacionamento. Somente as pessoas que vão atravessar o Rio São Francisco pela balsa poderão ultrapassar o terminal dos ônibus, desde que efetuem junto ao cobrador do transporte fluvial o pagamento da taxa cobrada por eles pela oferta do serviço.

Os profissionais do trânsito que vão atuar durante os dias da festa ficarão todos alojados em locais separados. O ponto escolhido para os mototaxistas foi o situado nas proximidades da Farmácia do Trabalhador, no Centro da cidade. Já os taxistas, ficarão circulando pela Praça Floriano Peixoto em direção ao Posto Esso.

Os agentes de trânsito vão contar com o apoio da Polícia Militar de Alagoas para coibir possíveis transgressões às regras estipuladas pela organização do evento para que a 129ª edição da festa transcorra dentro da normalidade.