Victor Henrique faleceu na madrugada de terça-feira, 27, no Hospital Regional
Um menino de apenas 10 anos pode ser a primeira vítima de dengue em Penedo em 2010. Victor Henrique Cardoso da Silva faleceu na madrugada desta terça-feira, 27, em um leito do Hospital Regional, seis dias depois de apresentar os primeiros sintomas da doença.
Na casa situada à rua Santa Catarina, número 10, Loteamento Santa Luzia, o clima é de consternação. Entristecida com a morte do neto, Maria Zeferina da Silva atendeu o repórter Luiz Carlos (Rádio Penedo FM) e lembrou que Victor foi dormir na última quinta-feira (22 de abril) reclamando de forte dor de cabeça e dor nos olhos. Na madrugada, o menino queimava em febre, segundo a entrevistada.
O uso de paracetamol a cada 4 horas não surtiu o efeito desejado, motivo da primeira entrada do menino na Unidade de Emergência de Penedo, providência tomada pelos familiares do garoto ainda na sexta-feira, 23. Durante o atendimento médico, o caso teria sido tratado dengue. Victor recebeu soro e foi mandado de volta para casa com a recomendação de tomar muito líquido.
Melhora aparente
Apesar da melhora aparente, ele voltou a se sentir mal, retornando à Unidade de Emergência no sábado, 24. Mantido em repouso, o paciente recusava alimentos sólidos, mas era hidratado regularmente, cuidado que resultou em melhora para Victor, novamente encaminhado para a Unidade de Emergência.
Na ocasião, o paciente foi transferido para o Hospital Regional por conta da necessidade de internação e diagnóstico de infecção intestinal, com prescrição de antibióticos, segundo informações dos familiares. Victor havia vomitado e defecado com raios de sangue e, apesar da assistência médica, ele morreu na madrugada de ontem (terça, 27), por volta das duas horas.
Parentes da vítima que também concederam entrevista para outros meios de comunicação de Penedo afirmaram que há outros casos de dengue na rua. Quando as equipes da Penedo FM e do Aqui Acontece deixavam a casa onde Victor morava, agentes de endemia trabalhavam nas imediações e confirmaram a informação, acrescentando que o índice de infestação predial (presença de larvas do mosquito da dengue) é de 3% no Loteamento Santa Luzia, dois pontos percentuais acima do recomendável pelo Ministério da Saúde.
