Prédio fica localizado na Rodovia Engenheiro Joaquim Gonçalves, vizinho ao Restaurante "O Portal"
A Delegacia Regional de Penedo vai funcionar em um prédio alugado situado vizinho ao “O Portal”, na parte alta do município ribeirinho. A informação foi repassada à população pelo delegado Fernando Lustosa, em entrevista concedida ao radialista Luiz Carlos de Oliveira, o Luizão, âncora do Programa Vida Real, exibido pela Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
De acordo com o delegado, o Governo de Alagoas já autorizou o início das obras e aguarda apenas a mudança com toda a estrutura para a nova sede da delegacia de Penedo, o que deve acontecer já nos próximos dias. A previsão é de que mais de R$ 400 mil sejam investidos na recuperação do prédio.
“O Governo está esperando apenas que a gente conclua a mudança para a nova sede para iniciar as obras na delegacia de Penedo. A previsão é de que em no máximo 8 meses, os serviços sejam concluídos e a Casa de Custódia possa ser entregue ao Sistema Prisional, que é quem ficará responsável por sua gerência e organização”, explicou Lustosa.
Ainda de acordo com Lustosa, como na nova estrutura da delegacia de Penedo não haverá xadrez, as pessoas que forem presas na região serão encaminhadas para a delegacia de São Sebastião no Agreste alagoano. “Quando a Casa de Custódia ficar pronta e equipada, os presos temporários voltarão a ser alocados em Penedo, mas até lá eles serão enviados para São Sebastião”, complementou o delegado.
Na nova estrutura da Delegacia Regional de Penedo, a Polícia Civil vai se dedicar exclusivamente a execução de procedimentos criminais e atividades cartoriais, enquanto que agentes penitenciários serão os encarregados pela guarda dos presos.
“Tomar conta de preso é um desvio de função da Polícia Civil e tanto o secretário de Segurança Pública, o coronel Lima Júnior, quanto o diretor-geral da PC em Alagoas, delegado Paulo Cerqueira, querem que isso termine para que o sistema prisional fique responsável pela guarda dos presos e a polícia pelas investigações. Na nova delegacia não terá xadrez para presos, possibilitando que mais policiais vão as ruas seja para realizar diligencias, cumprir mandados ou executar outras ações”, finalizou Lustosa.
