Objetivando atender as comunidades mais distantes e carentes, a Defensoria Pública da Comarca de Penedo, realiza um grande mutirão, que vai beneficiar povoados na zona rural do município, com a oferta de serviços disponibilizados pelo órgão.
O projeto – Defensoria em Campo -, acontece nesta sexta-feira (25), em sua primeira etapa, para atender os povoados do entorno da Santa Margarida.
“Percebemos a dificuldade dos moradores que residem nos povoados mais distantes, de virem a Penedo para receber atendimento da Defensoria. Então, elaboramos o projeto com os defensores da Comarca, para atender a comunidade da zona rural, em suas demandas. Queremos atender a maior quantidade de pessoas”, pontuou a defensora Andrea Carla Tonin, durante entrevista ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
A ação que inicia a partir das 09hrs desta sexta-feira (25), deve se estender até às 15hrs, e vai acontecer na Escola de Educação Básica Hanna Berthole.
“Os serviços ofertados serão demanda de alimentos, investigação de paternidade, divórcios, retificação e suprimento de registro civil. Ou seja, aquele documento que saiu com um nome errado, uma data alterada. Aquela criança que perdeu a data para retirar o registro de nascimento. Da mesma forma, vamos auxiliar aquelas pessoas que perderam a data limite para a retirada da certidão de óbito. Vamos estar lá para realizar acordos extrajudiciais. Estaremos com uma equipe com cerca de 15 pessoas, todas envolvidas na ação”, explicou Tonin.
Extensão para outras cidades e povoados
Na primeira etapa do projeto, serão beneficiados os distritos de Santa Margarida, e seus povoados circunvizinhos, Konrad, Pescocinho, Imbira I e II, Palmeira Alta e Prosperidade.
No segundo período, a inciativa será estendida para outras localidades. “A previsão é que mensalmente façamos a ação itinerante em outros povoados distantes. Também levaremos a ação para cidades da região, que não possuem Defensoria Pública, de acordo com a demanda e a necessidade da população. Então, o projeto – Defensoria em Campo -, é justamente para que a gente arregace as mangas e vá até o assistido que não tem condições de vir a Defensoria Pública de Penedo”, concluiu a defensora Andrea Carla Tonin.
Mais ações
Durante o projeto que inicia a partir das 09hrs desta sexta-feira (25), na Escola de Educação Básica Hanna Berthole, também vão acontecer ações da Secretaria de Saúde de Penedo, como verificação de pressão arterial e vacinação contra a gripe.