×

Penedo

Áudio: Débito com empresa atrasa conclusão de obra

Obras no Mercado Público Municipal de Penedo ainda não foram concluídas

A empresa responsável pela reforma do Mercado Público Municipal, prédio situado no centro comercial de Penedo, tenta vincular a conclusão da obra com o pagamento do que ainda tem a receber da prefeitura de Penedo. Este é o motivo alegado pelo prefeito Israel Saldanha (DEM) para a demora na entrega do imóvel, conforme explicou durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

Surpreendido pelo repórter Luiz Carlos Oliveira na manhã desta quarta, 26, quando deixava o Mercado Público conversando ao telefone com o proprietário da Torres Construções e Empreendimentos – nome da empresa que consta na placa que identifica a construtora responsável pela obra -, Israel Saldanha cobrava do empresário a continuidade dos serviços para poder reinaugurar o imóvel interditado por ordem judicial devido ao risco de desabamento desde setembro de 2007, motivo da reforma que se arrasta ao longo dos anos.

Obra já deveria ter sido concluída

“O Mercado Público já era para ter sido entregue à comunidade, a gente não vê motivo para que a obra esteja com poucos servidores, os recursos do Monumenta estão em conta, a contrapartida do município está garantida”, disse Israel Saldanha, citando acordo com o Ministério Público Estadual que devolveu cerca de R$ 200 mil multas aplicadas na prefeitura (confira matéria sobre o assunto em notícia relacionada abaixo), recursos direcionados à conclusão dos serviços no mercado.

Ainda de acordo com o prefeito, a empresa tem cerca de R$ 140 mil a receber da prefeitura, débito referente à reforma de duas praças na cidade, débito que será quitado assim que a prefeitura tiver “fôlego” para pagar a dívida, segundo Israel Saldanha, acrescentando que restam apenas a conclusão da parte elétrica, das calçadas externas, esquadrias e limpeza geral para reinaugurar o Mercado Público Municipal.

Sobre a ocupação dos pontos de venda disponíveis no imóvel, 78 boxes em sua área interna e alguns pontos no entorno do mercado, Israel Saldanha disse que o processo de licitação já está pronto e será apresentado ao promotor de justiça José Carlos Castro, um dos representantes do Ministério Público Estadual em Penedo.

Pavilhão da Farinha deverá ser entregue antes do Carnaval

Em relação ao Pavilhão da Farinha, a obra segue o cronograma proposto e deverá ser entregue antes do carnaval, conforme declarou o prefeito. A cobertura do imóvel já está pronta, faltando a conclusão dos boxes, parte elétrica e do piso. Quando as duas obras estiverem prontas, além de revitalizar a maior feira livre, a conclusão das reformas também normalizará o trânsito de veículos e pessoas no centro comercial de Penedo.