O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica será executado também Penedo, município localizado a 160 km da capital Maceió.
A boa notícia foi contada na manhã desta quarta-feira, 30, pela diretora do Ifal na cidade ribeirinha, a professora Osineide Cavalcante, e pela coordenadora do programa no município, a técnica em assuntos Educacionais, Marciana Barros, em entrevista concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
De acordo com a professora Osineide Cavalcante, os cursos visam capacitar trabalhadores, donas de casa e os jovens para que essas pessoas tenham acesso ao emprego. Em regra, poderão participar do programa os maiores de 16 anos e que sejam beneficiários de algum programa social do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família, tanto na condição de titular quanto na de dependente.
Ainda segundo a professora Osineide Cavalcante, inicialmente os interessados terão que procurar a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) para realizarem uma pré-matrícula nos cursos do Pronatec que são ofertados pela Rede Federal de Ensino Técnico através dos Institutos Federais de Educação e pela rede do Sistema S (SESI, SESC, SENAI, SENAC).
“Hoje no Ifal nós temos em torno de 600 alunos, no entanto, os cursos serão oferecidos a aqueles que não estão conosco. São cursos de curta duração, de 170 a 200 horas, para atender aquela parte da população que não participa no instituto de nossos cursos regulares. Ainda neste ano serão oferecidos quatro cursos”, complementou a diretora geral do Ifal Penedo.
Quatro cursos ainda em 2012
Um dos cursos que será desenvolvido nesse primeiro momento será voltado ao trabalhador rural. Para participar do curso de Agricultura Familiar, os interessados precisam apenas ter concluído a 4ª série do ensino fundamental, o antigo primário. Outro curso que será oferecido pelo ainda em 2012 é o de Alfabetização Avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo, onde também é indispensável que o candidato tenha terminado a 4ª série.
Os outros dois cursos que serão oferecidos ainda esse ano são de Monitor Ambiental e o de Agente de Informações Turísticas. Para frequentar as aulas desses cursos, os interessados precisam está cursando ou já ter concluído o ensino médio. “Ofertaremos no futuro 17 cursos no prédio do Ifal, mas neste ano apenas esses quatro porque nossa sede ainda não está concluída, devendo a obra terminar somente no final do ano”, acrescentou.
Os candidatos selecionados para participarem dos cursos receberão uma “Bolsa Formação Trabalhador”, assistência estudantil de auxílio transporte e alimentação destinada a promover a capacitação profissional, a inclusão produtiva e a superação da pobreza, conforme explicou Marciana Barros.
“Os alunos não recebem a bolsa em si. É uma assistência estudantil direcionada ao instituto, que faz o pagamento do transporte, alimentação, e do material escolar”, declarou a técnica em assuntos Educacionais.
Os cursos serão realizados nos horários, matutino, vespertino e noturo. A previsão de início não foi divulgada. As pré-matriculas poderão ser feitas de 4 a 15 de junho nos Cras Senhor do Bonfim, Santo Antôno, no Centro, localizado na Avenida Getúlio Vargas e no PETI (SESI). A confirmação da pré-matrícula deverá ser feita no IFAL no período entre 2 e 11 de julho.
Mulheres Mil
Ainda durante a entrevista a professora Osineide Cavalcante informou às participantes do programa Mulheres Mil que a partir desta quinta-feira, 31 de maio, a bolsa complementar de R$ 100,00 paga pelo Governo Federal estará disponível para saque. Segundo Osineide, as mulheres receberão todas as parcelas atrasadas de uma só vez.
“Fiquem tranquilas mulheres porque o dinheiro já estará em conta a partir de amanhã (quinta, 31) para que vocês possam sacar o valor”, finalizou.