×

Penedo

Áudio: Cursos técnicos do Pronatec serão oferecidos em Penedo

Diretora do Ifal Penedo, Osineide Cavalcante, concedeu entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica será executado também Penedo, município localizado a 160 km da capital Maceió.

A boa notícia foi contada na manhã desta quarta-feira, 30, pela diretora do Ifal na cidade ribeirinha, a professora Osineide Cavalcante, e pela coordenadora do programa no município, a técnica em assuntos Educacionais, Marciana Barros, em entrevista concedida ao Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).

De acordo com a professora Osineide Cavalcante, os cursos visam capacitar trabalhadores, donas de casa e os jovens para que essas pessoas tenham acesso ao emprego. Em regra, poderão participar do programa os maiores de 16 anos e que sejam beneficiários de algum programa social do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família, tanto na condição de titular quanto na de dependente.

Ainda segundo a professora Osineide Cavalcante, inicialmente os interessados terão que procurar a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas) para realizarem uma pré-matrícula nos cursos do Pronatec que são ofertados pela Rede Federal de Ensino Técnico através dos Institutos Federais de Educação e pela rede do Sistema S (SESI, SESC, SENAI, SENAC).

“Hoje no Ifal nós temos em torno de 600 alunos, no entanto, os cursos serão oferecidos a aqueles que não estão conosco. São cursos de curta duração, de 170 a 200 horas, para atender aquela parte da população que não participa no instituto de nossos cursos regulares. Ainda neste ano serão oferecidos quatro cursos”, complementou a diretora geral do Ifal Penedo.

Quatro cursos ainda em 2012

Arquivo - aquiacontece.com.brUm dos cursos que será desenvolvido nesse primeiro momento será voltado ao trabalhador rural. Para participar do curso de Agricultura Familiar, os interessados precisam apenas ter concluído a 4ª série do ensino fundamental, o antigo primário. Outro curso que será oferecido pelo ainda em 2012 é o de Alfabetização Avançada em Língua Portuguesa, Matemática, Tecnologia e Empreendedorismo, onde também é indispensável que o candidato tenha terminado a 4ª série.

Os outros dois cursos que serão oferecidos ainda esse ano são de Monitor Ambiental e o de Agente de Informações Turísticas. Para frequentar as aulas desses cursos, os interessados precisam está cursando ou já ter concluído o ensino médio. “Ofertaremos no futuro 17 cursos no prédio do Ifal, mas neste ano apenas esses quatro porque nossa sede ainda não está concluída, devendo a obra terminar somente no final do ano”, acrescentou.

Os candidatos selecionados para participarem dos cursos receberão uma “Bolsa Formação Trabalhador”, assistência estudantil de auxílio transporte e alimentação destinada a promover a capacitação profissional, a inclusão produtiva e a superação da pobreza, conforme explicou Marciana Barros.

“Os alunos não recebem a bolsa em si. É uma assistência estudantil direcionada ao instituto, que faz o pagamento do transporte, alimentação, e do material escolar”, declarou a técnica em assuntos Educacionais.

Os cursos serão realizados nos horários, matutino, vespertino e noturo. A previsão de início não foi divulgada. As pré-matriculas poderão ser feitas de 4 a 15 de junho nos Cras Senhor do Bonfim, Santo Antôno, no Centro, localizado na Avenida Getúlio Vargas e no PETI (SESI). A confirmação da pré-matrícula deverá ser feita no IFAL no período entre 2 e 11 de julho.

Mulheres Mil

Ainda durante a entrevista a professora Osineide Cavalcante informou às participantes do programa Mulheres Mil que a partir desta quinta-feira, 31 de maio, a bolsa complementar de R$ 100,00 paga pelo Governo Federal estará disponível para saque. Segundo Osineide, as mulheres receberão todas as parcelas atrasadas de uma só vez.

“Fiquem tranquilas mulheres porque o dinheiro já estará em conta a partir de amanhã (quinta, 31) para que vocês possam sacar o valor”, finalizou.