×

Penedo

Áudio: Cultura da Paz é disseminada em escolas de Penedo

Alunos da Escola Estadual Alcides Andrade receberam o projeto que incentiva a Cultura da Paz

Pesquisa realizada em nível nacional coloca Alagoas no topo dos índices de homicídios, conforme resultado descrito no Mapa da Violência. Para tentar reverter esse quadro vergonhoso, a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) promove seminários de cultura da paz em parceria com prefeituras e governo estadual, trabalho de orientação que foi realizado em Penedo nesta terça-feira, 31.

A Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) esteve na Escola Estadual Dr. Alcides Andrade, onde a professora Helena Porto falou sobre o contato mantido pela Esmal com o Núcleo de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, recentemente criado na Secretaria Municipal de Saúde, para que a iniciativa louvável fosse realizada na cidade histórica.

A educadora lembrou que as palestras também seriam realizadas na Igreja do Senhor do Bonfim (Oiteiro) e que o projeto “Escola Sem Droga, Escola Feliz”, desenvolvido pelo policial civil Sílvio Daniel (agente que faz parte da equipe da delegacia regional de Penedo) constava na programação.

“Quando o assédio acontecer, o jovem já vai ter uma defesa. A nossa linguagem é muita clara, concisa, nós fazemos comparações de rotina do trabalho policial e eles começam a comparar”, resumiu o agente Sílvio Daniel sobre a estratégia do programa que a reportagem do aquiacontece.com.br noticiou assim que ele começou a ser desenvolvido em Penedo.

Política antidrogas

“A política antidrogas no Brasil não existe e nós estamos fazendo de forma simples. O que nós estamos fazendo em Penedo está começando a ser estudado em outros Estados”, afirmou o policial civil com base na redução dos índices de violência no município que chegou a registrar três assassinatos em apenas uma semana em 2010.

“Proporcionalmente, Penedo hoje é a cidade mais calma de Alagoas”, afirmou Sílvio Daniel.
Para ter a visita do projeto “Escola Sem Droga, Escola Feliz”, basta a direção da escola enviar um ofício ao delegado regional Rubem Natário, informou o agente que tem desenvolvido as palestras nas unidades de ensino.

O juiz de Direito Claudemiro Avelino de Souza, superintendente do Fórum de Penedo, também foi entrevistado pela Penedo FM, depois da primeira reportagem, e justificou sua participação no projeto de prevenção.

“A causa da não-violência é uma prioridade para todo ser humano que tem compromisso com o futuro, eu não posso deixar de dar a minha contribuição. A cultura de paz precisa ser difundida e tratada com o respeito necessário, de modo que cada cidadão se engaje nessas idéias que vem sendo plantadas nas escolas de Penedo”, destacou o magistrado antes de proferir palestras para os estudantes.