×

Penedo

Áudio: Construção do Ifal Penedo começa em agosto

Assinatura da ordem de serviço reuniu autoridades no auditório do Sindspem

A construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifal) em Penedo começa em agosto, investimento orçado em R$ 4 milhões e 570 mil que teve sua ordem de serviço assinada nesta sexta-feira, 21. A obra é a quinta em Alagoas incluída no processo de expansão da rede de educação tecnológica, plano com serviços de andamento nas cidades de Arapiraca, Maragogi, Piranhas e Murici.

Localizada à margem da rodovia AL 101 Sul, entre o conjunto habitacional Mariza Letícia e o Loteamento São José, o Ifal Penedo ocupará 4.797 metros quadrados de área, espaço equivalente a sete campos de futebol. O terreno doado à prefeitura de Penedo pertencia ao Grupo Carlos Lyra, representado na solenidade por Fabrizio Tenório de Carvalho, gerente da Usina Marituba. Ele destacou a ação de cunho social da empresa que mantém três escolas em Alagoas, uma delas desde 1970 em São Miguel dos Campos.

O gerente falou na solenidade realizada no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) aberta com uma breve apresentação do projeto que atenderá 1.500 alunos por dia. A unidade penedense do Ifal – nova denominação da antiga escola técnica – terá os cursos de Açúcar e Álcool e Controle Ambiental, com previsão de ofertar Eletromecânica mais adiante. De acordo com Irineu Colombo, reitor que responde interinamente pelo Ifal em Alagoas, as primeiras turmas começam a estudar em julho.

Turmas começam aulas no Ernani Méro

Enquanto a obra que ocupará área de 4.175 metros quadrados de área construída não fica pronta, os alunos estudarão em cinco salas da Escola Estadual Professor Ernani Méro, a antiga Escola Experimental de Penedo. “Nós já temos professores suficientes para iniciar as aulas, entre 10 a 17 por curso, mas é verdade que também dependemos de terceiros (governos estadual e municipal) para nos apoiar com pessoal nas áreas administrativa, serviços gerais e segurança”, ressaltou o reitor “pro tempore”.Divulgação

Irineu Colombo informou ainda que após as eleições deste ano, haverá concurso para suprir a carência de pessoal e explicou ainda que o atraso do plano de expansão em Alagoas aconteceu por falta de pessoal especializado para assessorar o processo. “Agora nós temos um departamento para acompanhamento de projetos e obras”, declarou o reitor que está prestes a cumprir sua missão em Alagoas.

Eleição para reitor do Ifal será em 02 de junho

Enviado para coordenador o processo eleitoral para o cargo que ocupa atualmente, Colombo garantiu ao Portal Aqui Acontece que o pleito acontecerá em 02 de junho. Além disso, ele veio para agilizar processos burocráticos, como as pendências que retardaram as licitações da unidade Ifal de São Miguel dos Campos e a extensão para Santana do Ipanema do campus Palmeira dos Índios.

O plano de expansão do Ifal em Alagoas inclui ainda mais uma escola para Maceió, que será erguida no bairro Benedito Bentes. Além da unidade que já funciona na capital, próximo ao Riacho Salgadinho, no Centro da cidade, Alagoas conta com escolas em Satuba e Marechal Deodoro. Em seu discurso, Irineu Colombo ressaltou que “o tamanho do campus (de cada cidade) será do tamanho do envolvimento da comunidade”, frisando que a evolução para a oferta de mais cursos técnicos e até de nível superior (na área de engenharia) depende principalmente do interesse dos moradores.

Destravar a burocracia estatal

Um dos principais articuladores da ampliação do Instituto Federal em Alagoas (Ifal), o senador Renan Calheiros (PMDB) destacou em seu discurso a necessidade de “destravar a burocracia” estatal para acelerar a realização de investimentos em educação, por exemplo. Satisfeito em participar ativamente do processo, “sonhos que acontecem”, como frisou, o líder peemedebista ressaltou outros avanços obtidos no governo Lula, como o fortalecimento da economia interna do Brasil – com ênfase nos programas de distribuição de renda – e a recuperação do poder de compra do salário mínimo.Cone Freire - aquiacontece.com.br

Calheiros frisou sua participação direta no aumento de 7,7% para o benefício dos aposentados com renda acima de R$ 510 (valor atual do salário mínimo) e ainda o perdão e a renegociação das dívidas de pequenos produtores rurais. Ele também citou a Medida Provisória nº 472, que subvenciona fornecedores de cana com produção de até mil toneladas por safra. Após o discurso do senador, a tribuna foi ocupada pelo secretário estadual de Educação Rogério Teófilo, ex-deputado federal que teve atuação fundamental para a instalação da Ufal no interior do estado.

Mão de obra especializada para o mercado

Teófilo destacou que alguns investimentos projetados para Alagoas (estaleiro Eisa, mineradora Vale Verde e a Trikem) necessitam de formação especializada, mão de obra que as escolas profissionalizantes serão capazes de fornecer ao mercado. O secretário citou ainda que o ensino público possibilita o acesso pessoas de baixa renda à universidade, citando o caso de uma jovem residente em uma casa de taipa, desprovida de energia elétrica, situada na comunidade quilombola no Carrasco, em Arapiraca, que ingressou em Agronomia na Ufal Arapiraca.

As transformações por meio da instrução formal motivaram o presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Josué da Silva Marques, o Bili Marques (PMDB), a reivindicar a instalação de um campus universitário em Penedo. Atualmente, o município dispõe dos cursos de Turismo e de Engenharia de Pesca por ser pólo do campus Arapiraca. Bili Marques também elogiou o trabalho do ex-secretário municipal de Educação Carlos Silva, gestor da pasta que elaborou, em parceria com outras secretarias do município, o projeto de instalação do Ifal em Penedo.

Instalação da Uncisal em Penedo

A transformação de pólo para campus da universidade federal em território penedense ainda não é cogitada pela reitoria central da Ufal, mas a vinda da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) está mais perto de acontecer. A informação foi apresentada durante o discurso de Fernando Toledo (PSDB), deputado e presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas. Ele disse que os cursos de Enfermagem e de Educação Física da Uncisal não foram concretizados antes em Penedo porque a gestão municipal anterior a atual não cumpriu com a sua parte no acordo entre as instituições.

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brA Uncisal iria funcionar nas instalações do ginásio do SESI, complexo equipado com quadra coberta, piscina semi-olímpica, vestiários, campo de futebol, pista de atletismo, gabinete odontológico e área disponível para a construção de salas de aula e outros espaços. Adquirido recentemente pela prefeitura, o local será referência para a prática de esportes para alunos da rede pública municipal, segundo o prefeito Israel Saldanha (DEM), e também poderá funcionar como unidade para cursos profissionalizantes.

Saldanha encerrou os discursos e aproveitou a presença do senador Renan Calheiros para fazer um apelo ao líder da bancada governista. Ele sugeriu que o governo federal discuta sua política em relação à saúde e pediu mais recursos para as prefeituras. O prefeito agradeceu ainda os investimentos feitos com recursos da União em Penedo e a parceria do governo estadual nas obras em curso (habitação e Programa Monumenta). Com o encerramento da solenidade, autoridades, técnicos e imprensa visitaram o local onde será erguida a unidade Ifal Penedo.