Conclusão da reforma da Escola Clementino do Monte depende de nova licitação
Passados sete meses desde o início da reforma da Escola Estadual Clementino do Monte, situada em Penedo, a conclusão dos serviços depende de uma nova licitação. A informação que na prática implica em maior atraso para a reinauguração do imóvel foi passada ao diretor da unidade de ensino, professor Davi Narciso, por um representante da empresa que recuperou a cobertura de duas alas da escola.
A novidade foi divulgada durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) nesta quinta-feira, 17. O repórter Luiz Carlos Oliveira ouviu o diretor Davi Narciso e uma funcionária que chegou a chorar por conta da atual situação da unidade de ensino que matriculou 480 alunos em 2010. Já o responsável pela construtora que se encontrava na escola não se pronunciou sobre o assunto, apesar de procurado pela reportagem.
Novela do Clementino se arrasta desde meados de 2009
O mais recente capítulo da reforma do Clementino do Monte acrescentará novos episódios à novela que se arrasta desde meados de 2009. A então diretora Raildes Gonçalves aproveitou a presença em Penedo do secretário estadual de Educação, Rogério Teófilo, para entregar pessoalmente ofício que já havia sido encaminhado anteriormente, documento que pedia o atendimento urgente de reforma para a unidade de ensino.
Depois do contato entre a ex-diretora e o ainda secretário (provável candidato à prefeitura de Arapiraca), houve vistoria na escola, mas a solicitação de reparos na escola só aconteceu depois que o Corpo de Bombeiros interditou o imóvel em junho do ano passado. A medida fundamentada em laudo técnico mostrava que havia risco de desabamento da cobertura de algumas salas, estrago decorrente da ação de cupins.
Reforma na escola foi iniciada em setembro de 2010
Colégio fechado, a reforma começa em setembro. Ao mesmo tempo, a diretoria da época se desdobrava para encontrar um local para funcionamento provisório da escola. O imóvel alugado por R$ 1.200 por mês é inadequado, mas foi escolhido por falta de opção (confira abaixo todo o histórico do assunto no link notícias relacionadas).
Passados sete meses de uso do prédio localizado próximo à prefeitura de Penedo, o proprietário do prédio não recebeu um pagamento sequer da Secretaria Estadual de Educação que também não está honrando com os débitos referentes ao consumo de água e energia elétrica. Em nota oficial, a pasta informa que o processo referente à locação do imóvel está em fase de conclusão.
Redução na quantidade de matrículas
Enquanto isso, a atual direção da escola é pressionada por pais de alunos sobre a retomada das atividades na sede do Clementino do Monte. Por conta do atraso, houve redução na quantidade de matrículas para o ano letivo 2011, mas a procura continua, segundo o diretor Davi Narciso.
“A gente está lutando para trazer os alunos o mais rápido possível, até porque existe uma pressão dos pais”, declarou o diretor ao repórter Luiz Carlos. “Vamos aguardar para ver o que acontece porque não depende da gente e nem da empresa. Ele (o representante da empresa) disse que se dependesse dele, já estava concluída, mas a gente sabe que serviço público é complicado, quando está em campanha é uma coisa, mas depois que passa, eles esquecem”, lamentou o diretor..
