
Alevinos vão ajudar na geração de renda no interior alagoano
Agricultores familiares, assentados da reforma agrária e quilombolas de União dos Palmares serão beneficiados com 140 mil alevinos para o povoamento de açudes e barragens comunitárias, nesta quarta-feira (4).
Em mais uma ação do Programa Alagoas Mais Peixe, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), fará a entrega dos alevinos a partir das 13h, no Centro da cidade, ao lado da prefeitura.
Entre as comunidades que serão beneficiadas, estão Serra Preta, Serra de Embira, Cavaco, Pindoba, Vale da Pelada e Muquém. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Cícero Costa, os alevinos que serão usados para o povoamento de açudes servirão como fonte de alimento a centenas de moradores que praticam a agricultura familiar.
“Nessas comunidades se planta principalmente batata doce, inhame, macaxeira, banana, feijão e milho, e acreditamos que daqui a quatro ou cinco meses os alevinos já estarão no peso adequado para serem pescados”, destacou o secretário.
Do total de 140 mil alevinos, 110 mil são oriundos da Codevasf, e 30 mil foram produzidos no Núcleo de Piscicultura da Seagri, localizado no município de Rio Largo. Por meio do Programa Alagoas Mais Peixe, este ano a Seagri já levou outros 16 mil alevinos para comunidades de União dos Palmares, beneficiando aproximadamente 40 famílias.
“De janeiro a junho de 2010 já produzimos e entregamos 400 mil alevinos em comunidades rurais de diversos municípios, enquanto em todo o ano de 2009 a produção foi de 520 mil alevinos”, ressaltou o zootecnista Luciano Barros, coordenador das atividades do Núcleo de Piscicultura.