Morador mostra falta de capacidade da fossa comunitária
Moradores da Vila São Francisco, comunidade que amarga as marcas da falta de atenção da administração pública em Penedo, tem reclamado principalmente de uma fossa comunitária estourada na localidade, problema que aflige toda a região e coloca em risco a saúde dos moradores que residem próximos a referida fossa.
Em conversa com moradores da Vila São Francisco na manhã desta segunda-feira, 29, o repórter Luiz Carlos Oliveira (Luizão), da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), conheceu de perto a aflição da comunidade que vive o problema que tem vencido as administrações municipais ao longo do tempo.
Problema Conhecido
No início de sua entrevista a um morador da localidade, o repórter lembrou que há meses não passava pela Vila, acreditando que a problemática teria sido amenizada pela prefeitura de Penedo, mas infelizmente os transtornos causados pela fossa que enche no período de inverno e escorre pelas ruas da comunidade, tornando-se uma verdadeira cachoeira de fezes a céu aberto que exala o mau cheiro a metros do local, venceu mais uma vez e colocou em cheque a saúde da população.
Residências jogam fezes na via pública
O morador Edvaldo Pajaraca explicou em entrevista que as pessoas foram obrigadas a jogarem os dejetos na via pública devido ao fato da fossa comunitária ter enchido e não ter capacidade para suportar toda a carga recebida das mais de sessenta unidades habitacionais construídas à época pela diocese de Penedo, quando o bispo era Dom Constantino Lüers.
“Infelizmente o problema é sério e nós não temos previsão de melhoras, pois entra prefeito e sai prefeito e eu não vou nem dizer que os dejetos ou as fezes ficam escorrendo no meio da rua, pois com essa já são treze vezes que sou entrevistado”, desabafou Edvaldo.
Proliferação de ratos
Segundo uma moradora da Vila São Francisco ninguém tem vivido em paz na comunidade, pois no local já não se pode mais almoçar tranquilamente devido ao mau cheiro que toma conta de toda a região. Ainda de acordo com a moradora os mosquitos e ratos tem se reproduzido em escala crescente e invadido as residências, sendo registrado recentemente um óbito com suspeitas de ter sido provocado por uma doença transmitida por ratos.
SAAE deve gerenciar o problema
Em entrevista anterior com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo, Manoel Eutásquio Toledo, a autarquia municipal ficou de buscar uma solução que possa sanar o problema que se arrasta ao longo do tempo na Vila São Francisco, causando transtornos e colocando em risco a saúde da população.
De acordo com o diretor do SAAE, parte do material que estava sendo esperado para iniciar as obras na fossa comunitária da Vila São Francisco, chegou na última semana, ficando outra parte para chegar a Penedo junto com outro material que também atenderá a problemas vividos em duas ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima.
“Estávamos esperando apenas a chegada do material para iniciarmos os procedimentos necessários nesses locais que há tempos vivem em má situação. Ainda nessa semana devemos iniciar os procedimentos cabíveis para resolver os problemas que vem ao longo do tempo trazendo transtornos à comunidade”, informou Manoel Toledo.
