×

Penedo

Áudio: Comunidade católica se prepara para celebrar Nossa Senhora dos Anjos

Uma semana de ritos religiosos será destinada à padroeira do Convento de Penedo

Fé. Se traduz de várias maneiras: Através de celebrações, ritos religiosos, homenagens, dogmas, promessas, devoção, entre outros. Em mais uma demonstração, à comunidade católica penedense se prepara para homenagear, Nossa Senhora dos Anjos, padroeira do Convento Santa Maria dos Anjos.

O tributo a Santa de devoção de São Francisco de Assis, acontece entre 30 de julho e 02 de agosto, na igreja conventual, todas às noites, é o que explica Frei Francisco Alexandre de Lima, guardião do Convento. O franciscano concedeu entrevista nesta sexta-feira (19), à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para falar do assunto.

“Iremos festejar Nossa Senhora dos Anjos, até então, Nossa Senhora não tinha destaque, estamos revendo essa questão. A Santa tem um papel muito importante para a cristandade. Ela está desde o princípio no nascimento da Igreja. Nossa Senhora precisa ser lembrada sempre e neste sentido, queremos renovar a nossa fé em Nossa Senhora dos Anjos, padroeira do nosso Convento”, explicou Frei Francisco.

Os ritos religiosos começam na terça-feira (30), encerrando no sábado (02) de agosto, sempre a partir das 19hrs. “As celebrações acontecem durante cinco dias, encerrando no sábado, com uma procissão que vai percorrer as ruas do Centro Histórico. Na procissão, iremos rezar a Coroa Franciscana, que é um terço onde se contempla as sete alegrias de Nossa Senhora”, observou o frei.

Arquivo - aquiacontece.com.brO cortejo saíra às 18hrs do Convento Santa Maria dos Anjos e vai percorrer as igrejas, Nossa Senhora Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Catedral de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Corrente, Capela de Santa Cruz e de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos. Em cada templo, será completado um mistério. “O nosso maior propósito é renovar a nossa fé, de se aproximar mais de Deus e, assim, fortalecer nossa devoção ao Nosso Senhor Jesus Cristo”, lembrou.

Emissário do Senhor

Toda festa de Santo tem como objetivo fazer com que a gente se aproxime mais ainda de Deus. De Jesus Cristo. O santo é um dos missionários enviado pelo nosso pai para nos levar até ele. “Lembrando da parábola que Jesus fala que o dono da festa fez uma grande comemoração, em que ele, mandou seus servos chamar os convivas. E os santos, são esses que recebem de Deus a missão de sair convidando para essa grande celebração, que é do Nosso Senhor. E Nossa Senhora é uma das mensageiras por excelência do seu filho Jesus. Ela nos convida para esse tempo forte de renovação espiritual em honra do seu título de Nossa Senhora Maria dos Anjos”, concluiu Frei Francisco Alexandre de Lima, guardião do Convento Santa Maria dos Anjos.

Arquivo - aquiacontece.com.brOs sete mistérios de Maria

mistério – Consideramos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do arcanjo Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador.

mistério – Consideramos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.

mistério – Consideramos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.

mistério – Consideramos a alegria de Nossa Senhora quando os três reis magos vieram de longe adorar o menino Jesus e oferecer-Lhe ouro, incenso e mirra.

mistério – Consideramos a alegria de Nossa Senhora quando achou o divino menino no Templo, entre os doutores da Lei.

mistério – Consideramos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus quando, na manhã da Páscoa, viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.

7º mistério – Consideramos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, em corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.

Oração da Santa Maria dos Anjos

Lembrai-nos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que recorreram a Vossa proteção, imploraram a Vossa assistência e reclamaram o Vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança a Vós, ó Virgem bendita, como à minha mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto a Vossos pés.
Não rejeiteis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo (pedido).
Amém.
Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, Vós que desde o princípio recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, humildemente vos rogamos que envieis as legiões celestes, para que, às vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda parte, confundam a sua audácia e os precipitem no abismo.
Amém.
Nossa Senhora dos Anjos, rainha dos Frades Menores, Rogai por nós que recorremos a vós.