O engenheiro florestal Alessandro Vanini durante entrevista explicou como funciona o processo de recuperação hidroambiental
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza neste sábado (11), no município de Junqueiro, uma ação de preservação ambiental que busca mostrar a importância do reflorestamento e da recuperação de nascentes de águas.
Como o nome, ‘Momento de Campo’, os trabalhos neste primeiro momento acontecem na comunidade do povoado Riachão, zona rural do município. A ação será das 08h30min às 16hrs, na sede da Associação de Moradores e Produtores Rurais.
E para falar desta importante inciativa, que consiste na recuperação hidroambiental, o engenheiro florestal da GOS Florestal, empresa contratada pelo Comitê, Alessandro Vanini, foi o entrevistado do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) nesta sexta (10).
“O trabalho é de recuperação de nascentes e matas ciliares no Riacho Riachão que abastece os municípios de São Sebastião e Junqueiro. Além das atividades que realizamos de plantio, manutenção, reflorestamento e cercamento de área para evitar o pisoteamento de animais, realizamos um trabalho social que chamamos ‘Momento de Campo’, onde participam órgãos envolvidos com o meio ambiente e agricultura. Falamos ainda sobre os sistemas agroflorestais, que são plantio de árvores frutíferas, de madeira ou mesmo de plantio anual, que contribuem como sustento das famílias e a preservação de reservas e nascentes de águas”, explicou o engenheiro.
Por serem áreas de pequenos produtores, caso ocorresse o cercamento destes locais com água, poderia inviabilizar as pequenas propriedades e impedir a sobrevivência das famílias. Com a mudança no código ambiental, algumas alternativas foram postas para os proprietários rurais, que podem reservar lugares para que se transformem em Área de Preservação Ambiental (APP), ou em Reserva Legal.
“Com a mudança, pequenas propriedades podem ter suas áreas recuperadas com o processo de recuperação hidroambiental, com plantas que produzem mel, frutas e para madeiras. Seria uma compensação pela preservação do local e para que eles possam tirar o sustento. Eles preservam, protegem uma área da propriedade, e são teoricamente recompensados com suporte técnico naquele local”, acrescentou Vanini.
As ações que vão ocorrer durante o sábado (11) no povoado Riachão, zona rural de Junqueiro, também contemplam uma série de cursos como os temas: “Os efeitos da erosão no solo e como evitá-la”; “Sistemas agroflorestais”; e “Técnicas de manutenção de mudas”.
SERVIÇO:
O que: ‘Momento de Campo’: a importância do reflorestamento e da recuperação de nascentes;
Quem: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e GOS Florestal;
Onde: Povoado Riachão, zona rural de Junqueiro;
Quando: Sábado (11);
Hora: Das 08h30min às 16hrs;
