Os dez anos da criação do Comitê da Bahia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) serão comemorados a partir desta quinta-feira, 07, programação que será concluída no sábado, 09, evento que acontece em Petrolina-PE, com cobertura da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
Antes mesmo da abertura oficial das solenidades, o repórter enviado pela emissora líder em audiência no Baixo do São Francisco e a única da região que acompanha o evento com profissional credenciado, produziu uma entrevista exclusiva com o presidente do CBHSF, Geraldo José dos Santos, bate-papo veiculado nesta quarta-feira, 06, durante o programa Lance Livre.
Geraldo José enalteceu os investimentos direcionados para a revitalização do Rio São Francisco e seus afluentes pelos governos estaduais e a União. O presidente destacou ainda que as três linhas de atuação do CBHSF já estão definidas e resultará em um pacto que priorizará ações de gestão relacionadas à quantidade, qualidade e distribuição da água para os municípios atendidos pela Bacia.
Lançamento de livro
Um relato da história do CBHSF, instituição pioneira no país na gestão de recursos naturais, com foco em sua articulação com as atividades produtivas, foi reunido no livro “10 Anos CBHSF” e será lançado durante o evento. O registro mostra a experiência de criação e funcionamento do mais importante comitê gestor de bacia hidrográfica do Brasil, modelo que surgiu da necessidade de integrar governos (federal, estaduais e municipais), a população usuária das águas e a sociedade civil na busca do desenvolvimento sustentável.
Em relação à construção de mais uma barragem na calha do “Velho Chico”, entre Sergipe e Alagoas, em trecho situado no município de Pão de Açúcar, o presidente do CBGSF informou que o projeto será tema de debate em seminários específicos a serem definidos em local e data, reunidos defensores e opositores da proposta feita pela Chesf.
Rio da Unidade Nacional
Como nenhum outro no território brasileiro, o São Francisco – também conhecido como Rio da Unidade Nacional – integra, ao longo dos seus 2.700 quilômetros de extensão, as regiões Sudeste e Nordeste e sete estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás), além do Distrito Federal, abrangendo ainda 503 municípios e uma população estimada de 15,5 milhões de pessoas.
Toda essa amplitude é abarcada pelas ações desenvolvidas pelo comitê, que realiza, após o evento comemorativo, sua décima nona plenária. Nesses encontros são definidas normas de uso dos recursos naturais da Bacia e respondidas as consultas formuladas pela sociedade acerca da preservação e exploração consciente dos potenciais do ecossistema. O papel do CBHSF é, de fato, desempenhado nessas plenárias, quando são estabelecidas as regras de conduta locais e gerenciados os conflitos de interesse locais.
Represesentatividade
A própria composição da entidade, que prevê a participação de todos os atores envolvidos com a Bacia, auxilia a busca de equilíbrio nas decisões. O poder público divide espaço com os representantes da população ribeirinha, que é, de fato, quem depende mais diretamente dos recursos naturais da bacia; da sociedade civil, representada por organizações não-governamentais ligadas à questão da preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável e ainda da representação dos grupos indígenas residentes na área da bacia.
O atual presidente do comitê é Geraldo José dos Santos, representante do Governo de Minas Gerais, que divide as atribuições executivas da entidade com Edite Lopes de Souza, da Associação de Promoção de Desenvolvimento Solidário e Sustentável (Ades), vice-presidente, e com o secretário José Maciel Nunes Oliveira, da Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas. Cada um representa um dos segmentos que compõem o comitê, poder público, ONGs e usuários dos recursos do rio.
PROGRAMAÇÃO – CBHSF 10 ANOS
Dia 07 – Auditório do SENAI
8:30 h ABERTURA OFICIAL
9:00 h às 11h Ato comemorativos dos 10 anos com o pronunciamento das autoridades
11:00 h às 12h Lançamento do livro “10 anos CBHSF”
13 h às 15h Almoço
15 h às 21h Momento cultural “Ao longo do Rio”- Local: Espaço Manga Rosa
Dia 08 – Auditório do SENAI
8h30 às 9h Credenciamento
9h às 12h XIX Plenária Ordinária do CBHSF
12h às 14h Almoço
14h às 19h XIX Plenária Ordinária do CBHSF
Dia 09 – Conhecendo o Rio, com visita à Barragem de Sobradinho
