O tenente Allan Jones, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar – unidade sediada de Neópolis com área de atuação em municípios ribeirinhos de Sergipe – concedeu entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz) na manhã desta terça-feira, 03. O oficial fez um balanço do trabalho na região, ressaltando a parceria com a população no combate à criminalidade.
Liderando a 2ª CIA desde 2009, o tenente Allan Jones destacou a campanha educativa em curso nos municípios situados entre Japoatã e Brejão, área de atuação que inclui cidades como Pacatuba, Ilha das Flores e Santana do São Francisco. “A gente aborda, consulta no sistema para somente depois encaminhar à delegacia”, disse o comandante sobre a investigação de veículos que tem resultado na apreensão média de duas a três motos por semana.
Operações diárias
As operações diárias também resultaram na apreensão de uma quadrilha com 57 pedras de crack, acrescentou o tenente Allan Jones, frisando que as abordagens acontecem de forma sistemática, mas com respeito para que não se diga que o trabalho é de “tolerância zero”, conforme afirmou. As operações intensificadas em Neópolis também acontecem nos Grupamentos da Polícia Militar sediados nos municípios da área de cobertura do 2ª CIA.
As apreensões permitiram identificar o uso de motos furtadas não só em Sergipe, mas também em Alagoas e ainda a utilização de veículos que nunca forma emplacados. “Somado a tudo isso, nós estamos num ano atípico, ano de eleições. Além da questão do combate à criminalidade, nós temos que garantir a segurança do pleito”, ressaltou o oficial, acrescentando a parceria com a Polícia Civil. “Eles investigam junto com a gente, quando a gente procura, eles dão o suporte”, afirmou Allan Jones.
Viaturas e armamento “de primeira”
Formado na Academia da Polícia Militar de Alagoas, o oficial assegurou que as condições de trabalho da Polícia Militar sergipana “em termos de viatura e de armamento, é de primeira”, afirmou, acrescentando que o salário é ótimo. Contudo, assim como nas demais corporações do Brasil, deixa a desejar nos aspectos infraestrutura e efetivo policial.
Apesar das adversidades, o tenente Allan Jones aposta no diálogo com seus comandados e a população para combater a criminalidade. Aproveitando a audiência maciça da Penedo FM, ele divulgou números de telefone para contato direto com a 2ª CIA. “Além do 190, pode ligar para 8822-2968, você vai falar direto com o policial que está na viatura ou então pelo 3344-221, que é o telefone da nossa sede em Neópolis”.
Sobre eventuais denúncias de abuso policial, o comandante lembrou que a PM sergipana dispõe de ouvidoria para apurar as queixas, mas se coloca à disposição da população para investigar. “As pessoas podem levar a denúncia para gente porque, com certeza, serão ouvidas e alguma providência será tomada”, concluiu o tenente Alla Jones, agradecendo a divulgação dos trabalhos da 2ª CIA pela 97,3 Mhz e o portal de notícias Aqui Acontece, empresas do Grupo Hélio Lopes de Comunicação.