As chuvas que escoam de ruas situadas na parte alta de Penedo invadiram casas, causando perdas para os moradores. O transtorno causado pelo excessivo volume de água atinge algumas localidades, como na Rua Joaquim Neto Chaves, onde a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) esteve na manhã desta terça-feira, 23.
Em uma das casas visitadas pela reportagem, o dono da residência fez um batente de cerca de 40 centímetros para tentar evitar o problema que se repete a cada inverno, mas a água ultrapassou a barreira. Segundo os moradores que disseram estar retirando água de dentro das residências desde as cinco horas da manhã, seria preciso abrir uma vala para evitar o transtorno.
“A água que vem de lá para cá carregou a tampa da fossa”, disse uma entrevistada ao repórter Luiz Carlos Oliveira. A moradora que colocou os móveis e eletrodomésticos sobre calços disse ainda que os vizinhos teriam sido orientados a escavar a rua quando ocorressem chuvas intensas no bairro Santa Cecília, popular Matadouro, o mais atingido pelo problema.
“É a terceira vez que a fossa arreia e o muro também”, comentou a entrevistada, reclamando da falta de atendimento na prefeitura.”Ninguém resolve nada”, desabafou, acrescentado que a irmã perdeu eletrodomésticos, móveis e utensílios do lar por causa da enxurrada.
Além desse problema no Santa Cecília, há registros de inundação das ruas Ulisses Batinga, Joaquim Nabuco e na Rua dos Pescadores, todas situadas em bairros distintos da parte baixa de Penedo.