×

Penedo

Áudio: Chega ao fim rebelião na delegacia regional de Penedo

Policiais cercaram a delegacia

Durante a tarde deste sábado (09), a rebelião dos presos que acontecia na frágil delegacia de Penedo, chegou ao fim. Duas viaturas com policiais vieram de São Miguel dos Camos e conseguiram negociar com os líderes do motim a rendição total.

O caso

Na manhã deste sábado (09), os 54 presos que atualmente povoam a frágil Delegacia Regional de Penedo, rebelaram-se e promoveram uma grande destruição na parte interna da unidade prisional que há muito tempo encontra-se interditada, sem as mínimas condições de funcionamento.

De acordo com o delegado plantonista, Antônio Barros, desde a noite de sexta-feira (08) os agentes perceberam uma agitação entre os presos, no entanto, por falta de condições técnicas, como pouco efetivo policial, não foi possível realizar intervenção na unidade. O delegado Barros, contou, ainda, que sua equipe é composta por apenas 5 pessoas contando com ele, sendo 2 agentes policiais, 1 chefe de serviço e 1 chefe de expediente, o que inviabiliza qualquer ação para conter os ânimos dos detentos da Delegacia campeã em fugas do Brasil.

Segundo informações obtidas com o chefe de seviço, agente Alves, que compõe a equipe do delegado Barros, os presos reclamam de melhorias nas instalações da Delegacia. No início do ano, o governo do estado anunciou a reforma cujas obras que começaram foram iniciadas no mês de abril e paralisadas uma semana depois.

O agente Alves informou ainda que, como forma de protesto, os presos tentaram matar um dos detentos, mas não obtiveram êxito graças a intervenção da Polícia que no momento já contava com reforços.

– “Eles pegaram um preso para matá-lo como forma de chamar a atenção das autoridades. Geralmente eles amarram o preso em um colchão e tocam fogo. Hoje conseguimos evitar isso! Assim que percebemos que isso iria acontecer intervimos e conseguimos evitar o pior”, contou o agente Alves.

Delegado diz que está tomando conta de um barril de pólvora

O delegado Barros, plantonista deste final de semana e titular da delegacia de São Sebastião, declarou em entrevista a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz) que os agentes civis estão “tomando conta de um barril de pólvora, sem as mínimas condições de segurança”.

O delegado contou à equipe do portal de notícias Aqui Acontece que já solicitou a transferência dos presos que são considerados como os “cabeças” dessas ações criminosas desenvolvidas dentro da delegacia. Uma equipe de negociação da Secretária de Defesa Social do estado de Alagoas foi convidada para se fazer presente no local para negociar com os presos e para possivelmente fazer a transferência de alguns para o presídio em Maceió.

Durante a entrevista, o delegado fazia apelos para que a sociedade entrasse em contato com os diretores da Secretaria de Defesa Social (SDS) para que prestassem socorro à equipe local da Polícia Civil (PC).

Ao ser questionado sobre a capacidade da delegacia no que diz respeito à quantidade de presos, o delegado foi enfático. “Nenhuma! Essa delegacia não tem capacidade para nenhum preso sequer, imagine 54”, desabafou o delegado plantonista.

Delegacia é campeã em fugas

A delegacia regional de Penedo vive um momento de total abandono por parte do poder público que tem o dever previsto pela Constituição Federal de zelar e promover a segurança pública no Estado. O ano de 2010 nem terminou e já registra o número de seis fugas. No ano passado, foram nove, números que infelizmente colocam a unidade prisional de Penedo na liderança em fugas entre todas as delegacias de Alagoas e do Brasil.

*Atualizado as 19:11