×

Sergipe

Áudio: Carnaval de Neópolis acontece em novo QG da folia

Frevo toma conta das estreita ruas durante o reinado de momo

Em entrevista concedida à Rádio Penedo FM (97,3Mhz e www.penedofm.com.br), na manhã desta terça-feira, 1º de março, o chefe de gabinete da Prefeitura de Neópolis, Carlos Guedes, falou sobre o carnaval 2011 da cidade sergipana, considerado o maior do estado e o segundo maior carnaval de frevo do país. Em Neópolis, diversas orquestras se revezam durante o dia promovendo o tradicional “Zé Pereira”, quando milhares de foliões entram no clima momesco e promovem um verdadeiro mela-mela, com substâncias como farinha de trigo, maisena, ovos, carvão, talco e ki-suco, tudo num clima de muita paz e harmonia.

Questionado sobre as primeiras informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, que não contemplou o município ribeirinho na lista de cidades que receberam recursos para a realização do carnaval, o chefe de gabinete afirmou que tudo aconteceu dentro de uma linha plena de negociação com o Governo do Estado e também a iniciativa privada que juntos possibilitaram a realização do maior carnaval de rua de Sergipe com a mesma tradição e grandeza que acontece todos os anos.

“Na verdade o município de Neópolis ficou fora da lista oficial divulgada pelo governo, aquela que informava os valores direcionados aos carnavais que acontecem em muitas cidades sergipanas, sendo omitido o valor de Neópolis pelo fato de ser um montante maior que os outros. Acho que pensaram em omitir o valor direcionado para Neópolis pensando em não gerar ciúmes”, declarou Carlos Guedes.

O ‘quartel geral’ da folia será montado este ano na nova praça de eventos, espaço público com capacidade para 50 mil pessoas. O novo QG é próximo ao antigo local onde o carnaval era realizado , sendo montado lá uma estrutura para a venda de bebidas e uma praça de alimentação, onde os foliões terão uma estrutura maior e com mais comodidade para se reenergizar depois do longo percurso ao som do frevo.

Durante o percurso do “Zé Pereira”, alguns caminhões pipas ficarão em pontos estratégicos para esfriar os foliões que poderão inclusive tirar o excesso do mela-mela. O chefe de gabinete também garantiu que diversos banheiros químicos serão espalhados, sendo montada uma estrutura maior nas proximidades do QG da folia, onde diversos shows musicais acontecerão durante a noite num revezamento entre os dois palcos montados na praça de eventos.

“Tudo está sendo preparado para que possamos realizar um carnaval de muita paz e animação e alertamos aos foliões que a polícia estará atenta para prender qualquer pessoa que esteja portando durante o “Zé Pereira” alguma substância tóxica ou podre. Não precisamos de nada que queira prejudicar a brincadeira sadia que a festa sugere”, finalizou Carlos Guedes.