Caramujos africano estão infestando bairros de Penedo
Alguns bairros de Penedo estão infestados por caramujos africanos, espécie introduzida no Brasil por criadores que achavam ter encontrado um similar do escargot, molusco de alto valor comercial na culinária, matéria-prima de famoso prato da cozinha francesa. Sem predadores capazes de estabelecer o necessário equilíbrio ambiental, os caramujos africanos tornaram-se um praga, problema que também já se verifica em Penedo.
Denúncias encaminhadas à Rádio Penedo (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) levaram a equipe de reportagem até a Avenida Guarany, um dos pontos onde se verifica a infestação que também acontece na Vila Matias, no bairro Raimundo Marinho e nos dois núcleos da Cooperativa de Penedo, dentre outras localidades.
De acordo com uma das moradoras da Avenida Guarany, os caramujos estão invadindo sua residência e já foram encontrados até dentro das panelas. Além de não ser apropriado para consumo humano, o caramujo africano transmite doenças e não deve ser capturado sem uso de luvas, pois o simples contato pode causar o contágio.
Na tentativa de eliminar a praga, algumas pessoas estão jogando sal, mas para ser exterminado, é necessário queimá-los para eliminar os vermes. Também pode ser colocados dentro de sacos plásticos, dois pelo menos, e serem pisoteados com os pés calçados. Os carajumos esmagados devem ser enterrados, com lançamento de cal virgem sobre os animais mortos.
