Titular da ?Chapa 1? foi o entrevistado desta segunda-feira, 17, do Programa Lance Livre
Nesta segunda-feira, 17, a radialista Martha Martyres, âncora do Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) deu início as entrevistas com os candidatos à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) para que os ouvintes da emissora conheçam os projetos dos pleiteantes ao cargo.
O entrevistado desta segunda-feira, 17, foi o auditor fiscal, Mário Alexandre da Silva Júnior. Formado em História pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduando em Gestão Pública pelo CESMAC, o candidato disputa a presidência do sindicato pela “Chapa 1” que tem como lema “Transparência, Respeito e Compromisso”.
Mário Alexandre iniciou sua entrevista na emissora líder em audiência na região do Baixo São Francisco dizendo que deseja ser eleito para ao lado do candidato a vice-presidente, Anselmo Moreira, e de toda a diretoria, reconstruir bases que, segundo o auditor fiscal, foram destruídas nos últimos meses, fazendo referência às diversas irregularidades descobertas através de um processo administrativo que resultou na expulsão da presidenta Sandra Cristina, do vice Jairo Teodoro e do tesoureiro Sérgio Francisco.
“O Sindspem nos últimos meses vem num marasmo onde pouco se fez pelo servidor. Para piorar houve um processo de delapidação do sindicato que hoje vive um momento de crise moral, envolvido em escândalos e sendo investigado pela delegacia e Ministério Público. O Sindspem está no fundo do poço e o pior é que parece ter gente querendo manter esse tipo de coisa. Por isso, colocamos nosso nome para mudar, para virar o jogo com nossa proposta de transparência, respeito e compromisso com o servidor”, declarou o candidato.
Propostas
Questionado pela radialista Martha Martyres sobre suas propostas para o caso de ser eleito presidente do sindicato, Mário Alexandre respondeu dizendo que de imediato três colunas do Sindspem precisam ser refeitas. “A primeira coluna que precisa ser refeita é a da administração, a segunda é das reivindicações e a terceira é a questão da humanização. Precisamos resgatar a confiança dos nossos conveniados também, pois é terrível para o servidor chegar na porta de uma empresa e saber que não poderá ser atendido porque o Sindspem não pagou”, complementou.
Entre as propostas da “Chapa 1”, Mário Alexandre citou que pretende, caso eleito, fazer uma gestão sindical eficiente e voltada para todas as categorias, com transparência nas contas, inclusive divulgação mensal de balancetes; defender a criação do Plano de Cargos e Carreiras para todas as categorias; defender a implantação de uma lei que combata qualquer tipo ação de assédio moral, perseguição política e transferências irregulares; promover eventos artísticos culturais, desportivos e de convivência para o servidores e seus filhos; lutar pela redução na carga horária do professor do 1º ao 5º ano para 16 horas semanais e defender a implantação da gestão democrática na rede municipal de ensino, entre outras propostas.
“Diretoria foi omissa”
A candidata a tesoureira pela “Chapa 1”, Damiana Santos, também participou da entrevista. De início, a secretária escolar explicou porque aceitou ser candidata e os motivos que a levam a acreditar que Mário Alexandre e sua diretoria seja o melhor para resgatar a credibilidade do sindicato e lutar para que as reivindicações de todas as categorias sejam respeitadas.
“O sindicato passou por situações tristes, onde quem perdeu foi mesmo o servidor. Então o Mário me procurou e me disse que desejava se presidente do sindicato para fazer uma gestão transparente para que as pessoas olhem o sindicato com outros olhos. Como eu participei da comissão que investigou e constatou uma parte das irregularidades nas contas do sindicato e vi coisas que me deixaram muito triste, aceitei o desafio”, explicou Damiana Santos, enfatizando que a atual diretoria que continua interinamente gerindo o sindicato foi omissa quanto as irregularidades constatadas no sindicato e que motivaram a abertura de um inquérito policial presidido pelo delegado regional, Guilherme Martim Iustem.
Antes de encerrar sua participação no Programa Lance Livre, Mário Alexandre pediu que os servidores analisassem com carinho as propostas da “Chapa 1” e não deixassem de participar desse momento que é extremamente importante para o sindicato e todos os seus filiados. “Não se omita servidor, como foi omissa essa diretoria. Não permitam que o sindicato fique nas mãos de pessoas que não tem compromisso com você, acreditem na mudança. É a Chapa 1 que vai estruturar o Sindspem, vai trazer a moralidade e vai recuperar a credibilidade do Sindspem não só com o servidor, mas também com os parceiros conveniados”, finalizou Mário Alexandre.
Nesta terça-feira, 18, a partir das 09 horas, será a vez da candidata Ana Flávia Teixeira apresentar suas propostas para que o servidor possa analisar e escolher quem estar mais preparado para comandar o Sindspem, órgão que representa os interesses de aproximadamente 1700 filiados. A eleição acontecerá na próxima sexta-feira, 21.
